Medicina 4.0

Objectivos

Não apenas no mundo tecnológico (Indústria 4.0) mas igualmente na Medicina, encontra-se em curso uma mudança de paradigma: encontramo-nos no limiar da Medicina 4.0.

A Biologia Molecular tem desde longa data liderado as ciências da vida. Mas verifica-se, na atualidade, com o incremento da miniaturização e o surgimento de sistemas microeletrónicos à escala de sistemas celulares, o surgimento de diversas novas janelas de intervenção biomédica, incluindo novas abordagens terapêuticas.

Os sistemas de telecomunicações podem igualmente ser equipados com sensores e transformados em dispositivos médicos inteligentes de monitorização que podem, para além de recolher dados, contribuir para que os doentes se transformem em parte ativa do processo terapêutico.

Este curso pretende fornecer aos alunos os conhecimentos necessários à compreensão da forma como a tecnologia desempenha múltiplos papéis cruciais na prática Médica na 4ª Revolução Industrial. Os alunos compreenderão que estas inovações terão um impacto significativo no seu ambiente de trabalho, poderão reduzir a carga de determinadas tarefas, mas igualmente fornecerão novas oportunidades de trabalho. Ficarão preparados, nomeadamente, para as mudanças nos campos da cibermedicina, inteligência artificial, robótica e dispositivos médicos.

Caracterização geral

Código

11233

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor Márcio Navalho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

  • Thuemmler, C. 2017. Health 4.0: How Virtualization and Big Data are Revolutionizing Healthcare. 1ª Ed, Springer, Cham, Germany.
  • Agah, A. 2017. Medical Applications of Artificial Intelligence. 2ª Ed, CRC Press, USA.
  • Hehenberger, M. 2015. Nanomedicine: Science, Business and Impact. 1ª Ed, Stanford Publishing, USA.
  • Schweikard, A. 2015. Medical Robotics. 1ª Ed, Springer, Switzerland.
  • Mesko, B. 2017. The Guide to the Future of Medicine. 2ª Ed, Webicina kft, USA.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas com a duração de 2 H que integram uma componente expositiva e uma componente interativa. Tendencialmente a primeira hora será de exposição teórica e a segunda de exploração de casos e modelos práticos das tecnologias em causa.

Os alunos serão convidados, em pequenos grupos e sem prejuízo o calendário base, a visitar unidades Hospitalares onde terão oportunidade de observar alguns dos métodos tecnológicos em funcionamento.

Método de avaliação

Exame final de resposta múltipla (60% da classificação).

Relatório dedicado à descrição de caso prático de elemento tecnológico inovador com aplicação Médica (30% da classificação).

Participação ativa nas aulas e assiduidade (10% da classificação).

Conteúdo

a)       Medicina 4.0 – Conceito, Evolução e Perspetivas

b)      Cibermedicina

c)       Empreendedorismo na Indústria Médica 4.0 e Inovação Centrada no Doente

d)      Biomecânica

e)      Modelos Anatómicos e Simuladores

f)        Instrumentação Biomédica

g)       Bionanotecnologia e Equipamentos Nanoeletronicos

h)      Inteligência Artificial e Machine Learning

i)        Robótica – Navegação cirúrgica

j)        Robótica – Aplicação em Cirurgia Vídeo-Endoscópica

k)       Dispositivos Médicos – Implementação, integração em redes  de informação e perspetivas clínicas

l)        Engenharia de Tecidos

m)    Biocompatibilidade e Biofabricação de Tecidos e Orgãos

n)      Sistemas de Monitorização e Tele-monitorização

o)      Internet of Things

p)      Big Data, Sistemas de Informação e Gestão da Informação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: