Métodos Avançados de Investigação

Objectivos

O aluno deve aprender a delimitar o âmbito e alcance de uma pergunta cientificamente relevante e conhecer as potencialidades e limitações da ciência moderna para responder a questões científicas complexas. O estudante deve aprender a transformar uma pergunta válida numa hipótese cientificamente demonstrável e, ainda, aprender a desenhar uma abordagem experimental que permita responder à hipótese colocada, identificando potenciais limitações e propondo estratégias alternativas.

No âmbito dos seminários técnicos os estudantes devem conhecer os principais métodos, técnicas e organismos-modelo utilizados habitualmente em investigação biomédica. Os alunos devem aprender a identificar e selecionar as abordagens técnicas e experimentais mais adequadas para responder a perguntas científicas concretas. Devem ainda compreender as limitações dos métodos e técnicas atuais e saber interpretar resultados experimentais tendo em conta estas limitações.

Caracterização geral

Código

1091001

Créditos

5

Professor responsável

Duarte Custal Ferreira Barral

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/a

Bibliografia

 

Método de ensino

Como metodologia de ensino, opta-se pela combinação de seminários técnicos (teóricos) com ensino teórico-prático. Os seminários destinam-se a transmitir conhecimentos ilustrados por exemplos de aplicação prática dos métodos e técnicas mais recentes ou mais habituais em investigação biomédica. Os seminários são apresentados por investigadores ou outros especialistas responsáveis por infraestruturas ou plataformas tecnológicas. As aulas teórico-práticas destinam-se a aplicar os conhecimentos adquiridos nos seminários ao planeamento da abordagem experimental de um projeto de investigação hipotético, mas que visa a investigação de um problema real. A questão científica e o projeto de investigação serão propostos pelos estudantes. A avaliação envolverá quatro componentes: uma proposta escrita de projeto de investigação com uma descrição detalhada da abordagem experimental a adotar e a apresentação e discussão da mesma; um relatório de revisão de um artigo científico, detalhando as falhas a nível experimental e a apresentação e discussão do mesmo; um exame escrito; e a participação nas aulas.

Método de avaliação

A avaliação envolverá quatro componentes: uma proposta escrita de projeto de investigação com uma descrição detalhada da abordagem experimental a adotar e a apresentação e discussão da mesma; um relatório de revisão de um artigo científico, detalhando as falhas a nível experimental e a apresentação e discussão do mesmo; um exame escrito; e a participação nas aulas.

Conteúdo

Esta UC envolve uma componente de seminários técnicos e uma componente teórico-prática onde o aluno deve utilizar os conhecimentos adquiridos nos seminários técnicos para desenvolver a abordagem experimental de um projeto de investigação que responda a um problema científico concreto e relevante.

No âmbito da componente seminários técnicos, os alunos devem adquirir conhecimentos gerais sobre:

Bioinformática;

Imunocitoquímica e imunohistoquímica;

Microscopia de fluorescência;

Microscopia eletrónica;

Citometria de fluxo;

Técnicas associadas às diferentes “Omicas”;

Análise de proteínas;

Análise genómica;

Principias modelos animais de investigação biomédica e modelos de doença (vantagens e limitações);

Culturas 3D;

Técnicas de entrega de genes;

Silenciamento e edição de genes;

Ensaios de toxicologia;

Técnicas de modificação do genoma.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: