Seminários de Investigação

Objectivos

Consolidar e pôr em prática competências de análise critica de publicações científicas em especial nos meios técnicos e métodos utilizados, identificando ainda os pontos fortes, bem como as suas principais limitações;

Reconhecer e identificar as melhores abordagens experimentais, os melhores meios técnicos e os modelos experimentais mais relevantes para responder a uma questão concreta numa área científica;

Escolher de forma informada e crítica três rotações laboratoriais do 2º semestre do 1º ano e um projeto de investigação no âmbito do qual desenvolverá o trabalho experimental conducente à elaboração da tese de mestrado;

Conhecer a atividade científica e os principais projetos de investigação em curso no CEDOC e unidades de investigação do Inova4Health;

Identificar e saber aproveitar oportunidades de colaboração entre grupos de investigação distintos e abordagens experimentais diversas, complementares e/ou multidisciplinares para responder a uma questão científica concreta.

 

Caracterização geral

Código

1091003

Créditos

5

Professor responsável

Cláudia Guimas de Almeida Gomes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

 

Método de ensino

A concretização dos objetivos da UC faz-se através de períodos de contacto que compreendem, para cada tema, um seminário associado a um “workshop”.

O seminário consiste na apresentação da atividade científica dos grupos/Laboratórios/serviços da FCM/CEDOC que estão disponíveis para receber estudantes. O workshop inicia-se pela apresentação de 1 aluno (ou por um grupo reduzido de alunos), de um artigo que tenha sido publicado nos últimos três anos por esse grupo. A escolha do artigo é da responsabilidade dos estudantes.

A turma irá dividir-se em grupos de 2. Cada grupo tem que escolher um/dois temas. Cada grupo apresentará um artigo que tenha sido publicado nos últimos três anos pelos grupos/Laboratórios/serviços que apresentaram o seminário. A escolha do artigo é da responsabilidade dos estudantes. A apresentação deve destacar as abordagens experimentais utilizadas e devem ser explicados os resultados do trabalho com base nessa abordagem. O grupo irá ainda apresentar um resumo de um projeto científico fictício de uma página, consistindo numa breve introdução ao tópico ou “state of the art”, identificação do problema, definição da pergunta, da estratégia experimental, os resultados esperados e o seu impacto científico e social.

 

A avaliação pelo Regente e colaboradores envolverá duas componentes: apresentação e discussão de uma publicação científica do grupo que propõe o workshop (30%) e uma proposta escrita (e discutida oralmente) de um resumo de um projeto de investigação fictício, mas que pudesse ser realizado com os meios disponíveis no grupo que propõe o workshop (70%).

 

Método de avaliação

1. Enquadramento cientifico claro e completo do tema. Identificaram bem a questão? Apresentação da metodologia/estratégia/resultados clara e rigorosa. Descrição do impacto científico e societal do artigo. Qualidade da comunicação e dos slides.

2. Avaliação se o estado da arte e o objetivo é claro. Avaliação da metodologia e impacto do projeto

Conteúdo

1. Seminários apresentados pelos investigadores responsáveis pelos diversos grupos de investigação associados ao Curso (NMS|FCM, CEDOC, IPO, IBET, etc) para explicação da atividade científica de cada um dos grupos; com descrição da área científica, identificação da pergunta científica; métodos, técnicas e modelos experimentais habituais, descrição do impacto para a ciência e a sociedade componentes da investigação biomédica e a sua utilização em projetos nas áreas específicas (ramos) do curso de mestrado.

2. Worshops apresentados pelos alunos sobre temas específicos dos seminários com enfâse na análise crítica da abordagem experimental, métodos e técnicas utilizadas. Nestes workshops os estudantes apresentarão obrigatoriamente uma publicação científica do grupo que apresenta o seminário. Os alunos discutirão oralmente e entregarão por escrito um mini-projeto de investigação fictício (1 página) enquadrado na atividade científica do grupo que apresentou o seminário.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: