Projeto de Tese

Objectivos

Adquirir e consolidar competências necessárias ao planeamento da atividade de investigação, incluindo autonomia, rigor e sentido crítico. A base para a aquisição destas competências são os conhecimentos adquiridos e trabalho desenvolvido no âmbito de outras unidades curriculares nucleares que integram o currículo. Pretende-se que saibam aplicar, de forma crítica, os conhecimentos e competências adquiridas, ao planeamento de um projeto de investigação específico que dará origem à sua tese de Mestrado. Espera-se ainda que os estudantes aprendam a aplicar os meios e recursos científicos disponíveis para a elaboração do plano de trabalhos do seu projeto de tese.

Os estudantes devem conhecer e saber interpretar a literatura mais relevante na área científica do projeto, identificando eventuais lacunas no conhecimento e saber explicar de que modo o projeto a desenvolver contribui para colmatar tais lacunas ou de que modo contribui para a produção de novo conhecimento ou novas tecnologias.

 

Caracterização geral

Código

1091007

Créditos

7

Professor responsável

José António Henriques de Conde Belo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

 

Método de ensino

O método de ensino é baseado no trabalho individual do estudante com o acompanhamento tutorial do orientador da tese de mestrado e da equipa docente da UC. O coordenador da UC deve promover dois workshops onde cada um dos estudantes apresentará e discutirá a sua proposta de projeto de investigação. Estas sessões de trabalho devem contemplar um modelo que promova a participação de todos os estudantes e que permita adotar contributos para o melhoramento do projeto proposto A avaliação compreende duas componentes: a apresentação e discussão da proposta de projeto a desenvolver (50%) e uma proposta escrita do projeto de investigação a desenvolver (50%). Não estará em causa a apreciação ou juízo sobre a qualidade do projeto proposto pelo orientador mas o desempenho do estudante em traduzir esse projeto num plano de trabalhos específico.

Método de avaliação

Apresentação e discussão da proposta de projeto a desenvolver (50%); proposta escrita do projeto de investigação a desenvolver (50%).

Conteúdo

O programa é baseado no trabalho individual dos estudantes e tem como objetivo assegurar que os estudantes dispõem do acompanhamento necessário à elaboração do seu projeto de tese de mestrado.

Cabe ao orientador definir o tema geral do projeto de investigação a desenvolver e elencar os meios técnicos e outros recursos disponíveis e que podem ser usados no desenvolvimento do trabalho experimental. Cabe ao estudante formular um plano de trabalhos que tendo como ponto de partida o estado atual do conhecimento, permita responder a uma pergunta científica bem definida. Na sua proposta o estudante deve considerar a seleção dos métodos e técnicas adequadas à abordagem proposta. O orientador e o estudante devem discutir regularmente o progresso das atividades planeadas, a abordagem experimental a adotar, as suas principais limitações e estratégias alternativas. Devem ainda ser antecipados os principais resultados ou metas a alcançar e o impacto destes resultados para o avanço do conhecimento. Estas atividades serão acompanhadas sempre que necessário pelo coordenador da UC.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: