Envelhecimento e doenças associadas ao envelhecimento: dos mecanismos moleculares às terapias

Objectivos

Princípios gerais do envelhecimento; Doenças crónicas associadas ao envelhecimento; Alterações celulares, de órgãos e de sistemas no envelhecimento e relação com as doenças crónicas; Teorias do envelhecimento; Impacto da nutrição, fatores ambientais e genéticos no envelhecimento e relação com doença crónica; Modelos de investigação em novos alvos terapêuticos em doenças associadas ao envelhecimento; Terapias emergentes de base celular, genética e farmacológica; Mecanismos moleculares de doença e novos alvos terapêuticos.

Caracterização geral

Código

1091011

Créditos

5

Professor responsável

Sofia de Azeredo Gaspar Pereira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Será fornecida, pelos participantes e convidados, bibliografia ou outro tipo de informação adequada. Sempre que aplicável a bibliografia consistirá de artigos científicos disponíveis na internet, em bases de dados apropriadas, fornecendo-se a informação científica mais recente. Os estudantes serão estimulados a partilhar notas e informação sobre a UC em fóruns virtuais em plataforma informática a criar do tipo ("blackboard "virtual).

Método de ensino

 

Método de avaliação

A avaliação final é baseada num projeto, a valer 50% da nota final, sendo o restante obtido através da avaliação da participação do aluno e da sua capacidade de discussão (20%), apresentação e discussão de temas (20%) e capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos nos conceitos gerais de farmacoterapia (10%).

Conteúdo

Esta unidade curricular baseia-se em seminários e modelo de curso avançado com discussões pelos alunos a contextualizar os campos de conhecimento, que serão aprofundadas pelo aluno através da discussão. Estas discussões poderão ser complementadas com a análise crítica pelo aluno de artigos sobre os temas apresentados nos seminários. Esta aprendizagem será acompanhada de forma tutorial, em que os alunos de forma individual ou em grupo são acompanhados pelo docente que participará de forma activa e constructiva na discussão dos diferentes temas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: