Avaliação e Intervenção em Problemas Mentais Comuns

Objectivos

O aluno deverá ser capaz de compreender:

- A influência do ambiente, sistemas sociais e estigma como determinantes de saúde mental;

- A classificação nos cuidados primários de saúde;

- A matriz tridimensional da classificação de cuidados primários;

- As questões éticas nos cuidados primários de saúde mental;

- A lógica dos cuidados centrados no paciente;

- Os princípios básicos da prescrição e utilização segura / eficaz de medicamentos;

- Os princípios base das intervenções psicológicas;

- Quais as condições de saúde mental susceptíveis de responder a intervenções psicológicas;

 

E de desenvolver a capacidade de:

- Adaptar uma história longitudinal de saúde mental a um "setting" de cuidados primários;

- Fazer um diagnóstico biopsicossocial completo e gestão de risco;

- Usar princípios psicológicos nos cuidados primários, incluindo a promoção da auto-ajuda;

- Classificar medicamentos psicotrópicos usados nos cuidados primários;

- Iniciar, monitorizar, interromper o uso de drogas psicotrópicas nos cuidados primários.

Caracterização geral

Código

24501

Créditos

10

Professor responsável

Professor Hendrik Hermanus Parmentier

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Nível médio de utilização de Língua Inglesa (compreensão e escrita).

Bibliografia

- American Psychiatric Association: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition. Arlington, VA, American Psychiatric Association, 2013.

- Bazire S. Psychotropic Drug Directory 2014: The Professionals Pocket Handbookand Aide-Memoire, 2014.

- Ivbijaro G (ed). Companion to Primary Care Mental Health. London: Radcliffe Publishing, 2012.

- Lewis NDC (ed). Outlines for Psychiatric Examinations. 3rd Edition. New York State: Department of Mental Hygeine, 1943.

- Marmot M. Fair Society, Healthy Lives: The Marmot Review. UCL Institute of Health Equity: 2010.

- Mathers CD, Loncar D. Projections of global mortality and burden of disease from 2002 to 2030. PLOS Medicine 2006; 3(11): 2011-2029.

- WHO/Wonca. Integrating Mental Health into Primary Care: A Global Perspective. Geneva: WHO, 2008

- World Health Organisation. The ICD-10 classification of mental and behavioural disorders: clinical descriptions and diagnostic guidelines. Geneva: WHO, 1992.

 

Método de ensino

UC baseada em:

- Palestras

- Seminários presenciais

- Trabalho de grupo

- E-discussão

- E-learning

- Registo de aprendizagem pessoal

- Feedback dos colegas

- Auto-avaliação.

A aprendizagem reflexiva e entre pares será apoiada por palestras sobre bases teóricas; seminários presenciais e trabalho em grupo serão usados para rever diretrizes baseadas em evidência, consolidar a aprendizagem e desenvolver capacidades. Os alunos irão ainda comparar-se com práticas de referência.

Os alunos terão acesso a uma plataforma eletrónica para acesso a apontamentos, apresentações, materiais de leitura, de auto-avaliação e de pré- e pós-aprendizagem; e a um fórum de discussão online. Os participantes deverão completar trabalhos práticos em casa, incluindo através de discussão baseada em casos. Irão ainda manter um registo de aprendizagem pessoal.

Método de avaliação

Auto-avaliação (25%), avaliação por pares (25%), avaliação por coordenadores (50%).

Conteúdo

a) Determinantes da saúde e saúde mental pública: influência do ambiente e sistemas sociais, papel do estigma;

b) A classificação nos cuidados primários de saúde mental e a matriz tridimensional de classificação dos cuidados primários;

c) Colheita da história e investigação: colheita e adaptação da história longitudinal de saúde mental para o "setting" dos cuidados primários, investigações relevantes, ética nos cuidados de saúde mental nos cuidados primários, cuidados centrados no paciente, formulação de diagnóstico;

d) Avaliação da saúde mental: sintomas comuns, avaliação de risco;

e) Princípios da prescrição: utilização segura e eficaz de medicamentos, classificação de psicotrópicos, antidepressivos e antipsicóticos nos cuidados primários, efeitos secundários e contra-indicações;

f) Princípios de intervenção psicológica: problemas de saúde mental e resposta a intervenções psicológicas, princípios psicológicos nos cuidados primários, incluindo promoção da auto-ajuda.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: