Saúde Mental ao longo do Ciclo de Vida

Objetivos

Os alunos deverão ser capazes de:

- Reconhecer as apresentações comuns, compreender a epidemiologia e fazer uma avaliação competente das perturbações perinatais, das crianças, adolescentes e idosos nos cuidados primários e comunidade;

- Reconhecer barreiras aos comportamentos de pedido de ajuda;

- Reconhecer e gerir aspetos relacionados com o consumo de tabaco e abuso de substâncias nos cuidados primários de saúde mental;

- Compreender a relação entre saúde física e mental ao longo da vida e o papel da saúde mental como uma doença não transmissível, bem como co-morbilidades comuns em saúde mental;

- Compreender o papel da co-morbilidade como barreira para a melhoria da saúde;

- Adquirir competências na gestão da co-morbilidade perinatal, nas crianças, adolescentes e idosos, nos cuidados primários e comunitários;

- Adquirir competência de avaliação da gravidade e risco da co-morbilidade e seu papel na tomada de decisão sobre o tipo de assistência e tratamento a prestar aos doentes.

Caracterização geral

Código

24503

Créditos

15

Professor responsável

Profª. Doutora Maria Isabel Pereira dos Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Nível médio de utilização de Língua Inglesa (compreensão e escrita).

Bibliografia

- Ivbijaro G (ed). Companion to Primary Care Mental Health. London: Radcliffe Publishing, 2012;

- Ivbijaro GO, Enum Y, Khan AA, Lam SS-K, Gabzdyl A. Collaborative care: models for treatment of patients with complex medical-psychiatric conditions. Current Psychiatry Reports 2014; 16: 506-514.

Método de ensino

UC baseada em:

- Palestras

- Seminários presenciais

- Trabalho de grupo

- E-discussão

- E-learning

- Registo de aprendizagem pessoal

- Feedback dos colegas

- Auto-avaliação.

A aprendizagem reflexiva e entre pares será apoiada por palestras sobre bases teóricas; seminários presenciais e trabalho em grupo serão usados para rever diretrizes baseadas em evidência, consolidar a aprendizagem e desenvolver capacidades. Os alunos irão ainda comparar-se com práticas de referência.

Os alunos terão acesso a uma plataforma eletrónica para acesso a apontamentos, apresentações, materiais de leitura, de auto-avaliação e de pre- e pos-aprendizagem; e a um fórum de discussão online. Os participantes deverão completar trabalhos práticos em casa, incluindo através de discussão baseada em casos. Irão ainda manter um registo de aprendizagem pessoal.

Método de avaliação

Auto-avaliação (25%), avaliação por pares (25%), avaliação por coordenadores (50%).

Conteúdo

Os conteúdos programáticos serão focados em:

1. Desenvolvimento e psicopatologia na infância, saúde mental infantil, saúde mental no adolescente, relação entre a saúde física e mental e co-morbilidade ao longo da vida;

2. Apresentações comuns, epidemiologia, avaliação da gravidade, barreiras para comportamentos de pedido de ajuda, avaliação de riscos, tomada de decisão sobre o tipo de assistência e tratamento, guias para a gestão de distúrbios nos cuidados primários e ambiente comunitário nos seguintes distúrbios / apresentações / síndromes: perturbações perinatais, perturbações neurocognitivas nos idosos, perturbações relacionadas com o consumo de tabaco, álcool e substâncias ilícitas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: