Reestruturação de Serviços

Objectivos

Os alunos deverão ser capazes de:

- Refletir criticamente sobre as suas prática e premissas no trabalho com indivíduos, grupos e organizações; e compará-la com as melhores práticas;

- Trabalhar em equipa terapêutica;

- Reunir as capacidades necessária para apoiar a sua prática clínica;

- Aplicar o modelo faseado para uma série de situações clínicas;

- Aplicar princípios de colaboração e integração em cuidados de saúde primários;

- Avaliar um serviço e compará-lo com as melhores práticas;

- Usar TI para desenhar e avaliar formas de tratamento;

- Avaliar o atendimento ao paciente comparando com as melhores práticas;

- Gerir o estigma;

- Compreender a diferença entre investigação e auditoria;

- Compreender os princípios de auditoria;

- Conceber e concluir ciclos de auditoria para melhorar o atendimento clínico;

- Identificar os pontos fortes e as áreas de melhoria pessoal, bem como os recursos necessários para implementar práticas baseadas na evidência.

Caracterização geral

Código

24504

Créditos

12

Professor responsável

Professor Gabriel Obukohwo Ivbijaro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Nível médio de utilização de Língua Inglesa (compreensão e escrita).

Bibliografia

- Collins P, Insel T, Chockalingam A, Daar A, Maddox Y (2013) Grand Challenges in Global Mental Health: Integration in Research, Policy, and Practice. PLoS Med 10(4):e1001434.

- Dubois C-A, Singh D. From staff-mix to skill-mix and beyond: towards a systemic approach to health workforce management. Human Resources for Health 2009; 7: 1-19.

- Fulton BD, Scheffler RM, Sparkes SP, Auh EY, Vujicic M, Soucat A. Health workforce skill mix and task shifting in low income countries: a review of recent evidence. Human Resources for Health 2011; 9: 1-11.

- Buttorff C, Hock RS, Weiss HA, Naik S, Arya R, Kirkwood BR, Chisholm D, Patel V. Economic evaluation of a task shifting intervention for common mental disorders in India Bulletin of the World Health Organization 2012; 90: 813-821.

- McInnis M, Merajver SD. Global mental health: Global strengths and strategies. Task-shifting in a shifting health economy. Asian Journal of Psychiatry 2011; 4: 165-171.

Método de ensino

UC baseada em:

- Palestras

- Seminários presenciais

- Trabalho de grupo

- E-discussão

- E-learning

- Registo de aprendizagem pessoal

- Feedback dos colegas

- Auto-avaliação.

A aprendizagem reflexiva e entre pares será apoiada por palestras sobre bases teóricas; seminários presenciais e trabalho em grupo serão usados para rever diretrizes baseadas em evidência, consolidar a aprendizagem e desenvolver capacidades. Os alunos irão ainda comparar-se com práticas de referência.

Os alunos terão acesso a uma plataforma eletrónica para acesso a apontamentos, apresentações, materiais de leitura, de auto-avaliação e de pré- e pós-aprendizagem; e a um fórum de discussão online. Os participantes deverão completar trabalhos práticos em casa, incluindo através de discussão baseada em casos. Irão ainda manter um registo de aprendizagem pessoal.

Método de avaliação

Auto-avaliação (25%), avaliação por pares (25%), avaliação por coordenadores (50%).

Conteúdo

O programa será focado em:

1. “Reflective log” e representação: reflexão crítica sobre a prática no trabalho com indivíduos, grupos e organizações; e comparação com a melhor evidência;

2. Capacidades da força de trabalho: trabalho em equipas terapêuticas, capacidades necessárias para apoiar a prática clínica, princípios de colaboração e integração em cuidados de saúde primários;

3. Avaliação e uso de guias de saúde mental: uso de TI, parâmetros de aferição e avaliação, gestão do estigma;

4. Auditoria: princípios de auditoria e as diferenças com a investigação, conceção e implementação de ciclos de auditorias para a melhoria dos cuidados de saúde mental;

5. Planos de desenvolvimento pessoal e prática: competências pessoais, forças e fraquezas, recursos e competências globais para oferecer as melhores práticas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: