Metodologias de Recolha de Dados

Objetivos

·         Identificar e diferenciar os métodos de recolha de dados;

·         Descrever e compreender as limitações e vantagens dos estudos epidemiológicos;

·         Desenhar um estudo epidemiológicos;

·         Identificar as diversas fontes de enviesamento e confundimento nos estudos epidemiológicos;

·         Compreender e aplicar métodos de amostragem não probabilística;

·         Compreender e aplicar métodos de amostragem probabilística;

·         Desenvolver a metodologia de amostragem adequada a cada situação,

·         Dimensionar amostras;

·         Estimar características populacionais com base na informação amostral;

·         Calcular medidas de precisão para as estimações efetuadas;

·         Conhecer os principais tipos de desenhos experimentais.

Caracterização geral

Código

191010

Créditos

6

Professor responsável

Prof. Doutor Pedro Simões Coelho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português ou Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

·         Rondel, R. K., Varley, S. A., Webb, C. F. (200) Clinical Data Management, 2nd edition, Wiley

·         Aaker, D., Kumar, V. e Day, G. (2001). Marketing Research. Wiley.

·         Cochran, W.C. Sampling Techniques. Wiley.

·         Hulley, S. B., Cummings, S. R., Browner, W. S., Grady, D. G., Newman, T. B. (2011). Designing Clinical Research, 4th edition, Lippincott Williams & Wilkins.

·         Coelho, P.S.; Pereira, L. Pinheiro, J.; Xufre, P. (2016) As Sondagens. Princípios, Metodologias e Aplicações. Escolar Editora.

·         Rondel, R. K., Varley, S. A., Webb, C. F. (200) Clinical Data Management, 2nd edition, Wiley.

·         Aaker, D., Kumar, V. e Day, G. (2001). Marketing Research. Wiley.

·         Cochran, W.C. Sampling Techniques. Wiley.

·         Hulley, S. B., Cummings, S. R., Browner, W. S., Grady, D. G., Newman, T. B. (2011). Designing Clinical Research, 4th edition, Lippincott Williams & Wilkins.

·         Coelho, P.S.; Pereira, L. Pinheiro, J.; Xufre, P. (2016) As Sondagens. Princípios, Metodologias e Aplicações. Escolar Editora.

·         Cochran, W.C. Sampling Techniques. Wiley.

·         Hulley, S. B., Cummings, S. R., Browner, W. S., Grady, D. G., Newman, T. B. (2011). Designing Clinical Research, 4th edition, Lippincott Williams & Wilkins.

·         Coelho, P.S.; Pereira, L. Pinheiro, J.; Xufre, P. (2016) As Sondagens. Princípios, Metodologias e Aplicações. Escolar Editora.

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas, com exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), apresentação de casos práticos, discussão de metodologias e resolução de exercícios.

Método de avaliação

- Exame final (60%).

- Projeto com discussão (40%).

O projeto da disciplina está sujeito à elaboração e apresentação de um relatório, e é objeto de discussão com o docente. Este projeto compreende a conceção de uma metodologia de recolha de dados para um problema de investigação clínica concreto.

Para garantir aprovação é necessário atingir a nota mínima de 9,5 valores em cada um dos elementos de avaliação.

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em cinco secções:

·         Introdução à recolha de dados;

·         População alvo e base de sondagem;

·         Tipos de estudos epidemiológicos;

·         Amostragem não probabilística;

·         Amostragem probabilística;

·         Desenhos experimentais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: