Metodologias de Recolha de Dados
Objetivos
· Identificar e diferenciar os métodos de recolha de dados;
· Descrever e compreender as limitações e vantagens dos estudos epidemiológicos;
· Desenhar um estudo epidemiológicos;
· Identificar as diversas fontes de enviesamento e confundimento nos estudos epidemiológicos;
· Compreender e aplicar métodos de amostragem não probabilística;
· Compreender e aplicar métodos de amostragem probabilística;
· Desenvolver a metodologia de amostragem adequada a cada situação,
· Dimensionar amostras;
· Estimar características populacionais com base na informação amostral;
· Calcular medidas de precisão para as estimações efetuadas;
· Conhecer os principais tipos de desenhos experimentais.
Caracterização geral
Código
191010
Créditos
6
Professor responsável
Prof. Doutor Pedro Simões Coelho
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português ou Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
· Rondel, R. K., Varley, S. A., Webb, C. F. (200) Clinical Data Management, 2nd edition, Wiley
· Aaker, D., Kumar, V. e Day, G. (2001). Marketing Research. Wiley.
· Cochran, W.C. Sampling Techniques. Wiley.
· Hulley, S. B., Cummings, S. R., Browner, W. S., Grady, D. G., Newman, T. B. (2011). Designing Clinical Research, 4th edition, Lippincott Williams & Wilkins.
· Coelho, P.S.; Pereira, L. Pinheiro, J.; Xufre, P. (2016) As Sondagens. Princípios, Metodologias e Aplicações. Escolar Editora.
· Rondel, R. K., Varley, S. A., Webb, C. F. (200) Clinical Data Management, 2nd edition, Wiley.
· Aaker, D., Kumar, V. e Day, G. (2001). Marketing Research. Wiley.
· Cochran, W.C. Sampling Techniques. Wiley.
· Hulley, S. B., Cummings, S. R., Browner, W. S., Grady, D. G., Newman, T. B. (2011). Designing Clinical Research, 4th edition, Lippincott Williams & Wilkins.
· Coelho, P.S.; Pereira, L. Pinheiro, J.; Xufre, P. (2016) As Sondagens. Princípios, Metodologias e Aplicações. Escolar Editora.
· Cochran, W.C. Sampling Techniques. Wiley.
· Hulley, S. B., Cummings, S. R., Browner, W. S., Grady, D. G., Newman, T. B. (2011). Designing Clinical Research, 4th edition, Lippincott Williams & Wilkins.
· Coelho, P.S.; Pereira, L. Pinheiro, J.; Xufre, P. (2016) As Sondagens. Princípios, Metodologias e Aplicações. Escolar Editora.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas, com exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), apresentação de casos práticos, discussão de metodologias e resolução de exercícios.
Método de avaliação
- Exame final (60%).
- Projeto com discussão (40%).
O projeto da disciplina está sujeito à elaboração e apresentação de um relatório, e é objeto de discussão com o docente. Este projeto compreende a conceção de uma metodologia de recolha de dados para um problema de investigação clínica concreto.
Para garantir aprovação é necessário atingir a nota mínima de 9,5 valores em cada um dos elementos de avaliação.
Conteúdo
A unidade curricular está organizada em cinco secções:
· Introdução à recolha de dados;
· População alvo e base de sondagem;
· Tipos de estudos epidemiológicos;
· Amostragem não probabilística;
· Amostragem probabilística;
· Desenhos experimentais.