Doutoramento em Mecanismos de Doença e Medicina Regenerativa (ProRegeM)

Objetivos educativos

Este programa Doutoral tem como objetivo principal dotar os alunos com uma formação multidisciplinar necessária para estar na vanguarda da investigação em mecanismos da doença e da medicina regenerativa. Esta formação permitirá aos doutorandos obter uma visão ampla da área e sobre como transferir suas competências científicas para a indústria. Pretende-se preparar os alunos para o emprego como investigadores, tanto na academia, indústria ou laboratório de análises clínicas, seja pela entrada direta ou por prosseguir os seus estudos.

A proposta baseia-se na experiência de UAlg-IBB/CBME e UNL/FCM-CEDOC, as colaborações já em curso entre as duas instituições, entre dois hospitais e as suas equipas de investigação médica.

Haverá uma ênfase significativa em projetos de investigação colaborativos e a estrutura curricular deste programa é organizada num grupo de cursos nucleares de pós-graduação e cursos complementares ministrados por ambas as instituições participantes.

 

No final do período de formação, os candidatos serão capazes de:

- Demonstrar conhecimento amplo de Biologia Celular e do Desenvolvimento, bem como os mecanismos moleculares de doenças humanas;

- Ter entendido as necessidades, abordagens e oportunidades em Medicina Translacional

- Gerar hipóteses, planear, conduzir e analisar investigação experimental;

- Trabalhar dentro de um grupo e de forma independente;

- Apresentar e discutir os resultados e as próprias ideias e interagir com outros profissionais aproveitando as novas ferramentas e ambientes sócio/empresariais;

- Escrever um plano de negócios, entender a gestão básica e princípios de negócios, marketing e de produto.

Caracterização geral

Código

PA03

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Doutor

Acesso a outros cursos

n/a

Coordenador

Prof. Doutor José António Henriques de Conde Belo

Data de abertura

A disponibilizar brevemente

Número de vagas

A disponibilizar brevemente

Propinas

A disponibilizar brevemente

Horários

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O número total de unidades de crédito e da duração do ciclo de estudos baseia-se no determinado nos artigos 8.º ou 9.º (1.º ciclo), 18.º (2.º ciclo), 19.º (mestrado integrado) e 31.º (3.º ciclo) do Decreto-Lei n.º 74/2006. (1000 caracteres), em que 240 ECTS e 4 anos de duração do Ciclo de Estudos foi número considerado necessário para se atingir os objetivos propostos para este 3.º Ciclo de Estudos.

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

A disponibilizar brevemente