Biologia de Células Estaminais e Mecanismos de Regeneração
Objectivos
Compreender o conceito de célula estaminal em comparação com as células somáticas. Rever a história neste campo de investigação e apresentar as características fundamentais das células estaminais embrionárias, adultas e de patológicas (cancro, senescentes). Pretende-se transmitir conhecimentos e conceitos gerais em biologia de células estaminais de uma forma integrada ao nível da biologia molecular (para explicar os mecanismos moleculares/vias de sinalização, regulação genética e epigenética dos genes importantes nestas células), celular (interações químicas e físicas entre as células que definem o nicho celular e determinam o destino das células estaminais) e genómica. Apresentar as propriedades, o potencial e as limitações do uso de células estaminais pluripotentes (embrionárias ou reprogramadas - iPS) e adultas em medicina regenerativa.
Caracterização geral
Código
1061001
Créditos
6
Professor responsável
Gustavo Tiscornia
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
"Stem Cells: From Mechanisms to Technologies" - By Michal K. Stachowiak, Emmanuel S. Tzanakakis - World Scientific Publishing Co (2012).
"Stem Cells and Cancer Stem Cells, Volume 2: Therapeutic applications in disease and injury" - by M.A. Hayat - Sringer (2011).
"Principles of Regenerative Medicine" - By Anthony Atala, Robert Lanza, James A. Thomson, Robert Nerem - Academic press, Elsevier (2010).
Método de ensino
Um terço das aulas será ocupado com a lecionação do conteúdo programático, sendo disponibilizados aos alunos todos os slides utilizados nas mesmas. Os alunos terão também a oportunidade de realizarem trabalhos práticos que serão bastante importantes para melhor compreenderem e visualizarem as metodologias de trabalho e investigação com células estaminais. Haverá também uma importante componente de apresentação de seminários de investigação proferidos por investigadores conceituados visando demonstrar o State-of-the-art deste campo.
Uma parte do tempo letivo será dedicado à apresentação e discussão de artigos científicos diversos, fornecidos pelo docente. As apresentações dos artigos serão realizadas pelos alunos.
Método de avaliação
A avaliação será feita mediante uma apresentação/discussão dum tema relacionado com a disciplina (75% da nota) e a apresentação de um artigo (25% da nota).
Conteúdo
Células Estaminais Embrionárias (ESC)
Isolamento, cultura, caracterização, segurança e ética
Manutenção das ESC em condições preservando o estado indiferenciado
Estratégias de diferenciação
Aplicações correntes e futuras para investigação
Aplicações terapêuticas presentes e futuras
Modelos Animais de Doenças
iPSC e células transdiferenciadas
Princípios de reprogramação, limitações e vantagens do método.
Reprogramação directa (transdiferenciação) de células somáticas em células com funções diferentes
Aplicações terapêuticas e uso como modelos de doenças
Aplicações na indústria
Células estaminais adultas
Células estaminais mesenquimias, hematopoiéticas, derivadas de tecidos adiposos, umbilicais
Características, plasticidade e mecanismos de ação (substituição, secreção de factor parácrinos, fusão celular)
Aplicações terapêuticas
Células estaminais de tecidos: neural, musculo, pâncreas, pele
Identificação e isolamento
Importância do nicho
Aplicações a modelos animais de doenças
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: