Competências para comunicação científica
Objetivos
Sendo a comunicação uma parte fundamental da atividade de investigação, esta disciplina tem como objetivos promover conhecimentos e competências do estudante, em particular para que este possa:
- Conhecer as bases teóricas de comunicação e de como estas se aplicam à atividade de investigação
- Treinar os formatos clássicos de comunicação entre pares
- Aprofundar o conhecimento sobre o processo de publicação científica e de avaliação entre pares
- Desenvolver aptidões de escrita científica em inglês
- Desenvolver capacidades colaborativas relevantes no âmbito de equipas científicas e multidisciplinares
- Desenvolver uma visão das estratégias de evolução na carreira científica e afins
- Compreender e contextualizar os aspetos chave da comunicação entre cientistas e outros grupos profissionais ou sociais.
Caracterização geral
Código
1061008
Créditos
3
Professor responsável
Gabriela Araújo Silva
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
Divan A (2009) Communicating skills for the biosciences - A graduate guide. Oxford University Press Inc., New York.
Doumont J (2010) ed. English Communication for Scientists. Cambridge, MA: NPG Education.
Fraser J, Fuller, L and Hutber, G (2009) Creating effective conference abstracts and posters in Biomedicine. Radcliffe Publishing Ltd, UK.
Fraser J and R. Cave R (2004) Presenting in Biomedicine. Radcliffe Publishing Ltd, UK.
Hess GR, Tosney K and Liegel L (2010). Creating Effective Poster Presentations. In http://www.ncsu.edu/project/posters
Johnson AM. (2011) Charting a course for a successful research career. A Guide for Early Career Researchers, 2nd Edition, Elsevier, USA.
Sutcliffe H. (2012) A report on Responsible Research & Innovation. Prepared for DG Research and Innovation, Europe.
Método de ensino
Sessões teóricas irão fornecer as bases conceptuais da comunicação em contexto científico. Os docentes desta disciplina são profissionais conceituados que irão, adicionalmente, treinar os estudantes nas diferentes vertentes de comunicação. Esta componente prática irá partir das experiências prévias dos estudantes. Por exemplo: análise de performances anteriores, nas disciplinas do primeiro ano, para treinar apresentações em público; os exercícios de escrita irão basear-se, sempre que possível, nos projectos de doutoramento dos próprios estudantes; sessões de brainstorming (Que competências a desenvolver no PhD? O que melhorar nas minhas performances de comunicação?) e de "role play" (ex, analisar expectativas nas relações interpessoais num grupo de investigação) irão chamar os estudantes a um papel ativo na abordagem dos temas.
Método de avaliação
A avaliação será feita através dos exercícios práticos (75% da nota) e a participação do estudante nas discussões das sessões teóricas (25% da nota).
Conteúdo
Os conteúdos programáticos são:
O que é comunicação? Ferramentas teóricas
Ter algo a comunicar: Do "Lab book" à tese de doutoramento (Gestão de resultados e projetos científicos)
Formatos clássico de comunicação entre a comunidade científica
O processo de revisão por pares
Elaboração de posters científicos, preparação de apresentações orais e seminários, e de artigos científicos
Relações interpessoais em ciência (Relação orientador-doutorando, o papel do tutor, "networking" eficaz)
Escrita científica: escrita eficaz e persuasiva para a investigação científica
Como construir e manipular corretamente imagens e esquemas científicos
Comunicando-se a si próprio: construção de cvs e de reputação online
Comunicar o impacto e o investimento da/na ciência
Comunicação estratégica em ciência: perspetivas individual e institucional
A ciência nas agendas pública e política
Para que serve um doutoramento? Gestão e planificação de carreiras de base científica.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: