Medicina Translacional
Objectivos
A Medicina Translacional é definida como a investigação científica que agiliza a tradução das descobertas cientificas em práticas para melhorar a saúde humana e o seu bem-estar. A Medicina Translacional transforma então, explora e converte, descobertas científicas resultantes de investigação básica e clínica ou de estudos populacionais em aplicações clínicas, tendo em vista potenciar os instrumentos de diagnóstico, monitorização e tratamento de determinada patologia. No final desta unidade pretende-se que os alunos tenham adquirido conhecimentos e competências em todo o arco de desenvolvimento da Medicina Translacional.
Caracterização geral
Código
1061014
Créditos
3
Professor responsável
Maria Paula Borges de Lemos Macedo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
Principles of Translational Science in Medicine. From Bench to Bedside. Edited by: Martin Wehling, Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg, Germany, 2010.
Translational Medicine: The Future of Therapy? Edited by: James Mittra; Christopher-Paul Milne by Pan Stanford Publishing, 2013.
Translational Medicine: Strategies and Statistics Methods. Dennis Comatos and Shein-Chung Chow (eds) 1st edition, CRC Press, 2008
Randomized Clinical Trials: Design, Practice, and Reporting. David Machin, Peter M. Fayers; 2010, Willey-
Blackwell.
EATRIS, a European initiative to boost translational biomedical research; Guus AMS van Dongen, Anton E Ussi3, Frank H de Man, Giovanni Migliaccio; Am J Nucl Med Mol Imaging 2013;3(2):166-174.
Método de ensino
Esta Unidade baseia-se em breves introduções teóricas, destinadas a contextualizar os campos de conhecimento a explorar, que serão aprofundadas pelo aluno através da discussão. Estas discussões poderão ser complementadas com a análise crítica pelo aluno de artigos de medicina translacional.
A aprendizagem transdisciplinar e translacional será acompanhada de forma tutorial, em que os alunos serão divididos em 3-4 grupos, com um tutor/grupo, em que o docente/investigador sénior terá disponibilidade e capacidade de partilha de conhecimentos e crítica construtiva. Assim espera-se facilitar o desenvolvimento do aluno na área da Medicina Translacional.
Método de avaliação
A avaliação é feita através de exame final, a valer 50% da nota final, sendo o restante obtido através da avaliação da participação do aluno e da sua capacidade de discussão (15%), apresentação e discussão de artigos científicos (15%), capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos em investigação translacional (20%).
Conteúdo
-Fundamentos de Medicina Translacional
-Da clínica à bancada e de volta à clínica
-Desenho de Ensaios Clínicos:
Assuntos Regulamentares: boas práticas clínicas e patentes.
Ética: casos para discussão.
Metodologia: estatística, aleatorização, testes e análises comuns.
Planeamento: protocolo, registos, autorizações e gestão de projeto.
Condução: recrutamento de centros e doentes, monitorização, dados.
Fecho: relatórios e aprovação de um novo medicamento ou dispositivo.
-Parcerias entre Investigação Académica e Industria no desenvolvimento de fármacos
-A descoberta moderna de biomarcadores: as estratégias "ómicas"
-Histórias de Medicina Translacional (estudo de casos)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: