Mini-MBA
Objectivos
1) Compreender a importância da gestão para o sucesso organizacional e para a criação de valor;
2) Compreender os conceitos fundamentais da gestão, designadamente ao nível das principais áreas funcionais da organização.
Caracterização geral
Código
1061020
Créditos
6
Professor responsável
Sérgio Pereira dos Santos
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Hawawini, G. and Viallet, C. (2011). Finance for Executives - Managing for Value creation, 4th Edition, Sowth-Western.
- Jonhson, G., Whittington, R. and Scholes, K. (2011). Exploring Strategy, 9th Edition, Prentice Hall.
- Kotler, Philip et al. (2005). Principles of Marketing, The European Edition, Prentice Hall.
- Robbins, S.P. (2004). Comportamento Organizacional, 9th Edition, Prentice Hall.
- Slack N., Chambers S. e Johnston R. (2010). Operations Management, 6th Edition, Prentice Hall.
Método de ensino
Metade das horas de contacto será ocupada com a lecionação do conteúdo programático em regime de aulas teórico-práticas, sendo disponibilizados aos alunos todos os slides utilizados nas mesmas. Os alunos terão também a oportunidade de participar na discussão de casos relacionados com as matérias.
A outra metade das horas de contacto será ocupada com apoio tutorial com vista à elaboração de um trabalho final para avaliação que poderá ter dois modelos alternativos: 1º) um trabalho de grupo na forma de plano de negócios para uma empresa a criar ou para o desenvolvimento de um produto e/ou serviço; 2.º) um trabalho de grupo sobre um tema no âmbito de um dos módulos da unidade curricular.
Método de avaliação
Trabalho final que poderá ter dois modelos alternativos: 1º) um trabalho de grupo na forma de plano de negócios para uma empresa a criar ou para o desenvolvimento de um produto e/ou serviço; 2.º) um trabalho de grupo sobre um tema no âmbito de um dos módulos da unidade curricular.
Conteúdo
- Introdução à gestão e ao empreendedorismo
Introdução à gestão (conceito, funções, competências, papeis e responsabilidades)
Missão, objetivos, estratégia, SWOT
Organização e cadeia de valor
Empreendedorismo
Plano de negócios
- Marketing
Comportamento do consumidor
Investigação em marketing
Conceção de produtos e serviços
Gestão de marcas
Estratégias de preços
Comunicação
- Finanças
Fontes de financiamento
Orçamentação e controlo
Métodos e técnicas de análise financeira
Gestão financeira de curto prazo
- Operações
Estratégia das operações
Conceção, planeamento e controlo das operações
Melhoramento das operações
- Comportamento organizacional e recursos humanos
Liderança
Cultura organizacional
Planeamento de recursos humanos e estratégias para empregabilidade
Avaliação de desempenho de recursos humanos
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: