Mini-MBA

Objectivos

1) Compreender a importância da gestão para o sucesso organizacional e para a criação de valor;

2) Compreender os conceitos fundamentais da gestão, designadamente ao nível das principais áreas funcionais da organização.

Caracterização geral

Código

1061020

Créditos

6

Professor responsável

Sérgio Pereira dos Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

- Hawawini, G. and Viallet, C. (2011). Finance for Executives - Managing for Value creation, 4th Edition, Sowth-Western.

- Jonhson, G., Whittington, R. and Scholes, K. (2011). Exploring Strategy, 9th Edition, Prentice Hall.

- Kotler, Philip et al. (2005). Principles of Marketing, The European Edition, Prentice Hall.

- Robbins, S.P. (2004). Comportamento Organizacional, 9th Edition, Prentice Hall.

- Slack N., Chambers S. e Johnston R. (2010). Operations Management, 6th Edition, Prentice Hall.

Método de ensino

Metade das horas de contacto será ocupada com a lecionação do conteúdo programático em regime de aulas teórico-práticas, sendo disponibilizados aos alunos todos os slides utilizados nas mesmas. Os alunos terão também a oportunidade de participar na discussão de casos relacionados com as matérias.

A outra metade das horas de contacto será ocupada com apoio tutorial com vista à elaboração de um trabalho final para avaliação que poderá ter dois modelos alternativos: 1º) um trabalho de grupo na forma de plano de negócios para uma empresa a criar ou para o desenvolvimento de um produto e/ou serviço; 2.º) um trabalho de grupo sobre um tema no âmbito de um dos módulos da unidade curricular.

Método de avaliação

Trabalho final que poderá ter dois modelos alternativos: 1º) um trabalho de grupo na forma de plano de negócios para uma empresa a criar ou para o desenvolvimento de um produto e/ou serviço; 2.º) um trabalho de grupo sobre um tema no âmbito de um dos módulos da unidade curricular.

Conteúdo

- Introdução à gestão e ao empreendedorismo

Introdução à gestão (conceito, funções, competências, papeis e responsabilidades)

Missão, objetivos, estratégia, SWOT

Organização e cadeia de valor

Empreendedorismo

Plano de negócios

 

- Marketing

Comportamento do consumidor

Investigação em marketing

Conceção de produtos e serviços

Gestão de marcas

Estratégias de preços

Comunicação

 

- Finanças

Fontes de financiamento

Orçamentação e controlo

Métodos e técnicas de análise financeira

Gestão financeira de curto prazo

 

- Operações

Estratégia das operações

Conceção, planeamento e controlo das operações

Melhoramento das operações

 

- Comportamento organizacional e recursos humanos

Liderança

Cultura organizacional

Planeamento de recursos humanos e estratégias para empregabilidade

Avaliação de desempenho de recursos humanos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: