Métodos e Técnicas de Investigação

Objectivos

Com a unidade curricular Métodos e Técnicas de Investigação pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar e selecionar um conjunto de metodologias e técnicas que sejam apropriadas para testar uma determinada hipótese científica, integrada numa proposta de projeto de investigação. Para isso os alunos serão expostos às mais modernas técnicas e metodologias usadas no âmbito da investigação biomédica e psicológica na área do envelhecimento, permitindo não só uma melhor compreensão dos conteúdos técnicos e científicos descritos na literatura, mas dando também a conhecer aquilo que poderão ser as ferramentas mais adequadas e úteis para responder às questões científicas levantadas ao longo do trabalho de investigação conducente à tese de doutoramento. Pretende-se, ainda, que os estudantes adquiram as competências necessárias para elaborar uma proposta de projeto de investigação científica.

Caracterização geral

Código

1071000

Créditos

10

Professor responsável

Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português/Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

n/a

Método de ensino

O curso será lecionado, na sua grande maioria, sob a forma de seminários. Sempre que possível, os estudantes terão oportunidade de ter contacto com algumas das técnicas e tecnologias apresentados, sob a forma de aulas práticas em ambiente de laboratório.

No âmbito desta Unidade Curricular os estudantes são encorajados a intervir e participar de forma ativa na discussão dos temas apresentados. Para além disso, os estudantes terão que elaborar e apresentar na forma escrita e oral, perante um painel de especialistas na área temática abordada, uma proposta de projeto de investigação.

Método de avaliação

A avaliação será feita com base na participação ativa e crítica no âmbito dos seminários apresentados, assim como na apresentação oral e escrita da proposta de projeto e na sua discussão com o painel de avaliação.

Conteúdo

1. Como escrever um artigo científico e elaborar uma proposta de projeto de investigação científica competitivo e ganhador; Comunicação em Ciência; Publicações e Patentes versus Publicações ou patentes

2. Investigação básica em envelhecimento e doenças crónicas

3. Investigação em mecanismos moleculares na doença metabólica

4. Conceitos avançados em metodologias de investigação biomédica e avaliação neuropsicológica na área do envelhecimento

5. Investigação Clínica em Doenças Neurodegenerativas

6. Ciências de animais de laboratório

7. Modelos animais de envelhecimento

8. Bioimagem funcional

9. Bioimagem Celular

10. Bioestatistica e Bioinformática

11. Fundamentos de Genética, desenvolvimento e doenças crónicas

12. Ensaios Clínicos e Novas abordagens terapêuticas e preventivas

13. Avaliação Neuropsicológica e Envelhecimento Cognitivo: Adaptação e aferição de instrumentos de avaliação neuropsicológica para a população portuguesa - crianças, adolescentes, adultos e idosos.