Rotação Laboratorial III

Objectivos

Esta UC destina-se a preparar os alunos para a realização de um trabalho laboratorial conducente à prossecução de um doutoramento nas áreas de envelhecimento e doenças crónicas e a expor os alunos a diferentes temas e técnicas laboratoriais com que não estejam familiarizados. Com esta UC pretende-se que os alunos adquiram competências no laboratório como o planeamento de uma experiência, a realização da mesma e a análise dos resultados. Pretende-se ainda que os alunos consigam interpretar esses mesmos resultados, descobrindo a razão de eventuais falhas e problemas e estratégias para ultrapassar os mesmos. No final, é esperado que o aluno tenha adquirido conhecimentos técnicos específicos assim como o conhecimento genérico do que é partir de uma questão, encontrar estratégias para a responder e interpretar a resposta que os dados experimentais sugerem.

Outro dos objetivos é preparar os alunos para a comunicação escrita e oral dos resultados obtidos.

Caracterização geral

Código

1071003

Créditos

10

Professor responsável

Margarida Correia-Neves

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português/Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Molecular cloning : a laboratory manual / Joseph Sambrook, David W. Russell, Cold Spring Harbor, N.Y. : Cold Spring Harbor Laboratory.

 

Current protocols in Cell Biology, Cell Culture, Imaging and Microscopy, Molecular Biology and Supporting Lab Techniques, John Wiley & Sons

 

International journals of reference such as Nature, Science, Cell, PNAS

Método de ensino

Diariamente, será discutido com o orientador o plano das experiências a efetuar e as dúvidas esclarecidas. O aluno deverá perceber porque é que a metodologia em causa é a melhor para responder determinada pergunta. Será também revisto o protocolo em pormenor. Quando o protocolo terminar ou no mínimo semanalmente o aluno deverá discutir com o orientador os resultados obtidos, a sua interpretação e qual o seguimento mais lógico de determinada experiência.

Método de avaliação

A avaliação terá em conta a elaboração de um relatório escrito (5000 palavras, em Inglês, no formato de artigo científico) que deve ser entregue em data a acordar com o orientador responsável pelo trabalho laboratorial, a apresentação e defesa do mesmo (duração de 10 minutos com discussão de 10 minutos que deverá ser feita em Inglês) e o parecer do orientador responsável pelo trabalho laboratorial. Cada uma destas componentes terá um peso de 1/3 na nota final.

Conteúdo

Regulação mediada por citocinas na resposta imunitária inata a infeções crónicas por bactérias, vírus e fungos;

- Mecanismos e distúrbios da resposta imunitária adquirida a infeções crónicas por bactérias, fungos e vírus

- Novas terapias para tratar infeções por bactérias, vírus e fungos;

- Alterações crónicas do sistema imunitário em doentes infetados por HIV;

- Mecanismos celulares e moleculares responsáveis pela imunocenescência do sistema imunitário no idoso;

- Apoptose a autofagia no contexto das doenças crónicas (cancro, infeção e doenças do sistema nervoso central);

- Interação entre o sistema nervoso central e o sistema imunitário com o envelhecimento e no contexto de doenças crónicas;

- Mecanismos moleculares e celulares responsáveis por doenças crónicas do sistema nervoso central e dor;

- Interação entre inflamação, obesidade e distúrbios metabólicos;

- Novos métodos cirúrgicos para tratar doenças crónicas e do desenvolvimento;