Projeto de tese

Objectivos

Na fase final do primeiro ano letivo, o aluno deverá ser capaz de, juntamente com o orientador, elaborar uma proposta de projeto de investigação, bem estruturada e de grande relevo científico. A proposta de investigação será apresentada, na forma escrita, num formulário fornecido para o efeito, e na forma oral, perante um júri, que inclui, para além de elementos do Programa, um especialista na área/ temática proposta, externo ao programa. Assim, pretende-se que o aluno adquira as competências necessárias para a elaboração de uma proposta de projeto de investigação, que constituirá a sua proposta de tese de doutoramento. Esta deve ser relevante do ponto de vista científico, respeitando os aspetos formais de um projeto de investigação. Dada a natureza interinstitucional deste programa, os alunos são fortemente encorajados a encontrar um projeto que inclua pelo menos duas das instituições participantes no programa, e uma orientação em parceria.

Caracterização geral

Código

1071007

Créditos

5

Professor responsável

Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português/Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Artigos científicos.

Método de ensino

Com a colaboração dos orientadores, o aluno terá que elaborar uma proposta de projeto de investigação que será apresentada na forma escrita e oral. Para isso, o aluno terá que consultar e avaliar de forma critica a bibliografia mais atual do tema a abordar na tese, assim como as técnicas mais recentes e adequadas para avaliar a hipótese proposta, recorrendo a artigos científicos publicados na área.

Método de avaliação

Em termos de avaliação, esta será feita tendo em conta o projeto apresentado quer na forma oral, quer na forma escrita. No caso de a proposta não ter atingido a qualidade necessária, no âmbito de um projeto de investigação altamente competitivo e que obedeça aos mais elevados critérios de exigência científica, a proposta poderá ter que ser reformulada, tendo em conta as sugestões e apreciações por parte do júri. Assim, esta apresentação e defesa do projeto tem também uma componente pedagógica e um carácter formativo, uma vez que permite ao aluno integrar as alterações propostas numa nova versão.

Conteúdo

No final do primeiro ano letivo, os alunos devem ter já identificado um tema para o projeto de tese, assim como os orientadores e o laboratório de acolhimento, no qual desenvolverão os trabalhos de investigação conducentes à sua tese de doutoramento. O aluno deverá ser capaz de elaborar uma proposta de projeto de investigação, que aborde uma questão pertinente e nova, exequível com os recursos humanos e técnicos disponíveis, e no período de tempo previsto para um trabalho de doutoramento.

Para além de aspeto técnicos e científicos, pretende-se que o aluno domine aspetos mais formais da proposta, respeitando e "respondendo" de forma adequada a cada uma das secções que integra a proposta. Para além da proposta escrita, o aluno terá que fazer a apresentação oral e "defesa" do projeto, perante um júri constituído para o efeito, e que incluirá os docentes da unidade curricular e pelo menos um especialista externo ao programa.