Dissertação

Objectivos

Na UC "Dissertação" pretende-se que aluno desenvolva um projeto de investigação de elevado mérito científico e técnico. Este projeto deverá ser realizado sob orientação de pelo menos dois docentes/ investigadores afiliados a duas das instituições participantes. A dissertação deve constituir um trabalho original de elevado impacto científico, desenvolvido maioritariamente pelo aluno. Pretende-se ainda que durante a realização do trabalho conducente à tese de doutoramento, o aluno adquira as competências que lhe permita entender o processo de investigação, incluindo a componente experimental e análise de dados, assim como a sua divulgação, através da publicação de artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares. No final, o aluno deverá ter adquirido as competências que lhe permitam iniciar uma carreira científica, autónoma e independente, que envolva a orientação científica de alunos em formação pós-graduada, assim como a coordenação de projetos de investigação.

Caracterização geral

Código

1071008

Créditos

180

Professor responsável

Duarte Barral

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Pré-requisitos

 

Bibliografia

n/a

Método de ensino

Durante o seu trabalho de "Tese" o aluno deverá ser encorajado a desenvolver um trabalho científico de excelência. Para isso o aluno será acompanhado de perto pelos seus orientadores, que o ajudarão na prossecução dos estudos previstos no programa de trabalhos inicialmente proposto. De forma a poder ter este acompanhamento e tomar conhecimento do desenrolar dos trabalhos, o aluno deverá fazer apresentações periódicas, nas quais são abordados e discutidos os resultados obtidos, assim como os projetos futuros.

Método de avaliação

 

Conteúdo

Pretende-se que o aluno desenvolva um trabalho científico original de grande relevância científica, na área do envelhecimento e doenças crónicas. Neste contexto, o aluno deverá abordar uma questão científica original, identificando e utilizando de forma adequada os meios técnicos e tecnológicos necessários para testar a hipótese.

Nesse âmbito, o aluno deverá tomar contacto com técnicas e metodologias diversas, que lhe permitam ter uma perspetiva interdisciplinar e integrativa do processo de investigação. No desenvolvimento do trabalho o aluno será acompanhado de perto, e de forma regular, pelos supervisores, que orientarão o aluno nas tarefas laboratoriais, no desenho experimental e na interpretação dos resultados obtidos. O aluno será ainda encorajado a participar ativamente nas atividades de divulgação do seu trabalho, na forma de artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares, quer na forma de apresentação em congressos científicos.