Seminário de Especialidade em Teoria e Análise Política - 2. semestre

Objectivos

O Seminário visa consolidar as competências e os conhecimentos teórico-metodológicos adquiridos pelos estudantes, aprofundando-os e aplicando-os na área temática de especialização. No final, os estudantes devem estar aptos a elaborar um ensaio que inclua (i) uma sólida fundamentação do quadro conceptual e das hipóteses explicativas do projeto de tese, e (II) uma revisão crítica da literatura especializada sobre o tema. Este ensaio será depois incorporado, integral ou parcialmente, no Trabalho Final do Curso de Doutoramento, a ser discutido por um júri em provas públicas.

Caracterização geral

Código

73207102

Créditos

10

Professor responsável

Tiago Roma Fernandes

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Inglês

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

A indicar no decurso das aulas.

Método de ensino

A par de algumas sessões para discussão de temas genéricos, os estudantes têm uma orientação tutorial individual, beneficiando assim de um acompanhamento direto do seu trabalho em encontros regulares com o docente.


Método de avaliação

A avaliação é baseada num ensaio escrito (15-20 páginas).

Conteúdo

Atendendo à orientação tutorial prevalecente no Seminário, os conteúdos programáticos são flexíveis, sendo ajustados aos propósitos específicos de investigação dos estudantes. Habitualmente, três grandes temas são apresentados e discutidos nas sessões conjuntas com todos os estudantes inscritos no Seminário: (i) a transformação das estruturas de desigualdade nas sociedades contemporâneas; (ii) as novas tendências de participação cívica (grupos de interesse, movimentos sociais e modos de protesto); (iii) as transformações das instituições burocráticas e representativas; (iv) as suas implicações para a teoria da democracia.



Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: