Seminário de Especialidade em Instituições e Processos Políticos - 2. semestre

Objectivos

O curso procura oferecer uma visão crítica sobre os estudos mais importantes na área das instituições políticas. O curso oferece aos estudantes não apenas a possibilidade de consolidar o conhecimento da literatura sobre instituições políticas, mas também aprofundar o conhecimento sobre temas específicos. No fim do curso os estudantes serão capazes de elaborar um ensaio que identifique a literatura relevante ligada ao tema principal da dissertação, e recolher e analisar dados empíricos através de um desenho da pesquisa apropriado. O ensaio será utilizado para elaborar o Trabalho Final do Curso de Doutoramento, a ser discutido por um júri em provas públicas.

Caracterização geral

Código

73207103

Créditos

10

Professor responsável

Rui Branco

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Inglês

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Dalton, Russell J. (2002), Citizen Politics. Public Opinion and Political Parties in Advanced Western Democracies. Chatham (NJ): Chatham House Publishers.
Katz, Richard S., and William J. Crotty, eds. (2006), Handbook of Party Politics. London: Sage.
Lane, J.-E., and S. O. Ersson (1999), Politics and Society in Western Europe. London: Sage.
LeDuc, Lawrence, Richard G. Niemi, and Pippa Norris, eds. (2002), Comparing Democracies. London: Sage.
Rhodes, R.A.W., Sarah A. Binder, and Bert A. Rockman, eds. (2006), The Oxford Handbook of Political Institutions. Oxford: Oxford University Press.

Método de ensino

O curso estrutura-se em duas componentes. A primeira baseia-se em sessões para o debate teórico e empírico dos tópicos e dos textos seleccionados, enquanto a segunda consiste numa orientação tutorial individual através de encontros regulares com o docente.

Método de avaliação

A avaliação é baseada num ensaio escrito (15-20 páginas).

Conteúdo

Os conteúdos programáticos do curso abrangem as teorias e os conceitos mais importantes relativos às instituições políticas, com leituras específicas seleccionadas segundo os interesses dos estudantes. Serão abordados ao longo do curso, entre outros, os seguintes temas: 1) a transformação das instituições das democracias contemporâneas em perspectiva comparada, 2) a interacção entre instituições, actores e cultura política e 3) a influência das instituições sobre diferentes fenómenos políticos como, por exemplo, a tomada de decisões, os mecanismos de representação e a mobilização da sociedade civil.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: