Seminário de Especialidade em Políticas Públicas - 2. semestre

Objectivos

O objectivo geral deste módulo é de aprender a construir um projecto de investigação e uma proposta de dissertação na área de políticas públicas. Tenho também três objectivos específicos: a) Desenvolver a capacidade de conceber e desenvolver uma investigação na área de políticas públicas, seguindo critérios de ética e de alta qualidade; b) Elaborar um projecto de tese de doutoramento na área de políticas públicas, que contribua para o avanço do conhecimento sobre os problemas específicos das políticas públicas, através da utilização de ferramentas teóricas e metodológicas com a finalidade de alcançar a qualidade necessária para a sua publicação; c) Desenvolver capacidades na projecção(elaboração) de políticas públicas e análise da elaboração das políticas e dos seus elaboradores.

Caracterização geral

Código

73207105

Créditos

10

Professor responsável

Catherine Moury

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Inglês

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Anderson, James (2006) Public Policymaking. An Introduction, Wadsworth Cengage Learning: Boston.
Becker, Howard S. (1998), Tricks of the Trade. How to Think about Your Research While You´re Doing It, University of Chicago Press: Chicago.
Becker, Howard (1986) Writing for Social Scientists. How to start and finish your Thesis, Book or Article, University of Chicago Press: Chicago.
Wong, Paul «How to Write a Research Proposal» http://www.meaning.ca/archives/archive/art_how_to_write_P_Wong.htm
Olk, Harald (2003) «How to write a research proposal» http://ic.daad.de/accra/download/How_to_write_a_research_proposal.pdf

Método de ensino

Pequenas palestras serão dadas pelo orientador. É esperada a participação dos estudantes e a partilha das suas experiências com os restantes elementos do grupo, para que possam fazer uso da experiência comum partilhada entre pares, na elaboração de projectos de investigação e nos problemas das políticas públicas. É expectável que os estudantes concluam as leituras recomendadas antes da aula e que as apresentem aos seus colegas.

Método de avaliação

Valoriza-se a participação, incluindo presença nas aulas e demonstração de capacidade crítica sobre os temas em discussão (10%). Apresentação da proposta de tese de doutoramento em duas ocasiões, uma por semestre (20%). Trabalho escrito denominado “Proposta de tese de doutoramento” no máximo de 20 páginas (70%).

Conteúdo

1. Definições básicas sobre investigação científica, problemas de investigação. O processo de investigação.
2. Métodos de investigação científica: quantitativos e qualitativos. Ética. Conceitos básicos, modelos e tipos de análise
3. Como fazer uma revisão de literatura e o estado da arte. O plágio.
4. Como conceber um projeto de investigação.
5. Como conceber e escrever a proposta de tese de doutoramento. Que métodos escolher? Como escolher o/a orientador/a.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: