Doutoramento em Ciências da Comunicação

Objetivos educativos

1)Saber desenvolver uma investigação com qualidade e rigor científico no campo das Ciências da Comunicação;
2)Ter capacidade para conceber problemas significativos e interpelantes, projetar segundo metodologias apropriadas aos objetos de estudos e às abordagens propostas e realizar uma investigação estimulante no campo multidisciplinar das Ciências da Comunicação, tendo como horizonte a dimensão social e intersubjectiva dos fenómenos humanos;
3)Desenvolver a capacidade de comunicar as metodologias seguidas, os problemas interpelantes em estudo e as conclusões propostas, de modo a poder submeter o trabalho a apreciação, perante um Júri especializado nacional ou/e internacional;
4)Ser capaz de analisar criticamente os fenómenos sociais e humanos, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas, numa linguagem bem estruturada e propícia ao debate de ideias e à argumentação aberta e consequente, fundamentada numa bibliografia atualizada e remetendo para autores de referência;
5)Ter realizado um conjunto significativo de trabalhos durante o percurso de investigação que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras de conhecimento na área multidisciplinar das Ciências da Comunicação, para a regressão do senso-comum e para a reformulação dos termos da questão e das hipóteses insuficientemente fundamentadas, merecendo divulgação nacional ou internacional em publicações com referee;
6)Promover em contexto académico ou/e profissional novos questionamentos e novas abordagens, sempre em comunicação com outros especialistas nacionais e internacionais;
7)Produzir e divulgar os resultados em diferentes suportes, através da escrita e do uso de dispositivos tecnológicos.

Caracterização geral

Código

1003

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Doutor

Acesso a outros cursos

O doutoramento é uma qualificação final.

Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 200, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Coordenador

Francisco Rui Cádima

Data de abertura

Setembro de 2019

Número de vagas

20

Propinas

Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt

Horários

(a disponibilizar em http://fcsh.unl.pt/escola-doutoral/doutoramentos)

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 8 semestres. Créditos totais: 240 créditos (60 em unidades curriculares + 180 na componente não letiva). Modalidades de componente não letiva: Tese. Número de créditos em regime de opção livre: 10 créditos. O seminário de opção livre poderá ser escolhido de entre as unidades curriculares de formação pós-graduada oferecidas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA), por outras unidades orgânicas da Universidade Nova de Lisboa, ou por outras instituições do Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante acordo ou protocolo.
O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Condições de acesso

Para ingressar num ciclo de estudos de doutoramento (CED), o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e respeitar, pelo menos, uma das condições expressas nas alíneas seguintes: a) Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal; b) Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH/NOVA como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH/NOVA como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Regras de avaliação

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra a realização de um curso de doutoramento constituído por unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As unidades curriculares de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do curso de doutoramento é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso de doutoramento é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções.