Metodologias em Ciências da Comunicação - 1. semestre

Objectivos

O seminário apresenta os principais métodos através dos quais as Ciências da Comunicação, que são um campo multidisciplinar do conhecimento, desenvolvem a sua investigação e produzem os seus resultados. Os seus objectivos principais são tornar o estudante capaz de:
(i) conhecer os principais metodologias, e ferramentas de análise, utilizadas para realizar investigação em Ciências da Comunicação;
(ii) ser capaz de utilizar para produzir resultados próprios pelo menos dois desses métodos e, em especial, aquele(s) que se revelar(em), mais adequado(s) à investigação que conduzirá a elaboração da sua dissertação;
(iii) saber avaliar a qualidade dos resultados produzidos em função quer das virtualidades e limitações dos próprio método, quer do caso particular ao qual o método tenha sido aplicado.

Caracterização geral

Código

73201100

Créditos

10

Professor responsável

Marcin Lewinski

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Inglês

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Bibliografia principal:

Foss, S.K., & Waters, W. (2016). Destination Dissertation: A Traveler’s Guide to a Done Dissertation. 2nd ed. Lanham: Rowman.

Bauer. M. W., & Gaskell, G. (2003). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um Manual Prático. Trad. P. A. Guareschi. 2ª ed. Petrópolis: Editora Vozes.
Punch, K. F. (2006). Developing Effective Research Proposals. 2nd Ed. Los Angeles: Sage.
Punch, K. F. (2014). Introduction to Social Research: Quantitative and Qualitative Approaches. 3rd Ed. Los Angeles: Sage.

Outros textos relacionados com metodologias / projetos específicas/os.

Método de ensino

Nesta unidade curricular participará mais do que um docente doutorado ou investigador doutorado. A apresentação de cada metodologia, (por exemplo, análise lógica, análise semiótica, métodos quantitativos, focus groups, etc.) ficará a cargo de um docente doutorado do Departamento ou investigador doutorado de um dos Centros associados ao Programa. Cada expositor de uma metodologia disporá de duas sessões: nas primeira, será exposta a metodologia em questão, na versão mais actual disponível; na segunda serão apresentadas aplicações da metodologia e examinados criticamente os resultados dessas aplicações. Em qualquer das sessões haverá sempre um período de debate envolvendo o expositor e os outros participantes, em especial os doutorandos.


Método de avaliação

Participação no seminário.
Apresentação e discussão da pré-proposta (novembro-dezembro).
Qualidade da proposta escrita (10 páginas; prazo da entrega: fim de dezembro).

Conteúdo

No âmbito da epistemologia das Ciências Sociais e Humana e, em particular,das Ciências da Comunicação e no âmbito dos fundamentados de algumas Teorias, utilizam-se Metodologias diversas: quantitativas (e.g., estatísticas) e qualitativas (e.g., análise semiótica, análise lógicas) e mistas (e.g., análise histórica).
A fiabilidade destas metodologias depende em boa parte do modo como cada uma delas se comporta face a uma condicionante ceteris paribus.
1 - Principais procedimentos metodológicos na investigação da área interdisciplinar da comunicação.
2 - Procedimento metodológico definido como um conjunto sistematizado de acções-tipo que circunscrevem uma prática específica e cuja realização permite a obtenção de resultados.
3 - Adopção de uma metodologia e possibilidade de repetição: um acto poético, por exemplo, não é, por princípio, repetível; um procedimento metodológico pode ser ensinado, adoptado e repetido.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: