Temáticas Aprofundadas em Ciências da Comunicação - 1. semestre

Objectivos

Os estudantes devem construir um conhecimento multidisciplinar dos seus temas específicos. Devem aumentar progressivamente o conhecimento do status questionis dos tópicos que constituem o seu projecto de tese. Devem apurar as metodologias de pesquisa e aumentar decisivamente a sua capacidade de argumentação na justificação das suas teses. Devem criar progressivamente capacidades de argumentação dialéctica face a teses opostas no mesmo campo de investigação.

Caracterização geral

Código

73201101

Créditos

10

Professor responsável

Francisco Rui Cádima

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

- John R. Searle: The Construction of Social Reality, New York: The Penguin Books, 1995/ Consciousness and Reality, Cambridge: Cambridge UP, 2003)
- H. P. Grice: “Logic and Conversation” in The Philosophy of Language, ed. A.P Martinich, 3ª ed., Oxford: Oxford UP, 1996, pp. 156- 167)
- L. Wittgenstein: Investigações Filosóficas, Lisboa: Fundação Gulbenkian, 1995)
- L. Wittgenstein: Culture and Value, trad. inglesa do original Vermischte Bemerkungen, Chicago: The Chicago UP, 1980/ “Remarks on Frazer’s Golden Bough” in L. Wittgenstein, Philosophical Occasions, 1912-1951, ed. J. Klagge and A. Nordmann, Indianopolis& Cambridge: Hackett, 1993, pp. 118-154
- Amartya Sen, The Idea of Justice, Allen Labe, Penguin Books

Método de ensino

As sessões de seminário serão preenchidas com uma parte expositiva do docente incidindo sobre os conteúdos programáticos. A exposição terá como base textos relevantes de autores contemporâneos, sendo aqueles distribuídos com antecedência aos alunos. Outra parte do tempo disponível é preenchido com exposições dos alunos sobre temas escolhidos por estes, directamente relacionados com o programa da unidade curricular.

Método de avaliação

A avaliação é feita tendo em conta o nível de participação do aluno na parte expositiva do docente e a qualidade da sua exposição, a qual, na sua forma escrita, deverá ser ainda objecto de discussão final entre professor e aluno.

Conteúdo

1. A evolução da comunicação: linguagens naturais e artificiais; 2. Os problemas do espaço público: dimensões ética e política; 3. A comunicação e tecnologias: novas expressões e mutações; 4. A dimensão estética e política da comunicação. 5. A intencionalidade colectiva 6. O princípio da acção comunicacional 7. O espaço público 8. O relativismo cultural e a globalização: principais problemas éticos e políticos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: