Seminário de Especialidade em Cinema e Televisão - 2. semestre

Objectivos

a)Possuir uma visão esclarecida das articulações dos gestos cinematográfico e televisivo nas problemáticas contemporâneas da comunicação e da arte;
b)Ser capaz de uma abordagem critica e de uma mobilização criativa das principais figuras da composição cinematográfica e televisiva, em termos de espaço, tempo, dramaturgia e montagem;
c)Conhecer a evolução genealógica do cinema e da televisão e identificar as transformações e adequações plásticas, artísticas e comunicacional a que foram sujeitos;
d)Identificar as principais contribuições teóricas, estéticas e de linguagem às problemáticas do cinema e da televisão e sobre elas ter uma perspectiva crítica e actualizada.

Caracterização geral

Código

73201102

Créditos

10

Professor responsável

Maria Irene Aparício

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Agamben, Giorgio. Means without Ends: Notes on Politics. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2000.
Cameron, Allan. Modular Narratives in Contemporary Cinema. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2008.
Crary, Jonathan. “Unbinding Vision”, October vol. 68 (Spring 1994), pp. 21-44.
Mellencamp, Patrícia. Logics of Television: Essays in Cultural Criticism. Bllomington: Indiana University Press, 1990.
McCarthy, Anna. Ambient Television. Durham: Duke University Press, 2001.
Morgan, Michael, James Shanahan, Nancy Signorielli. Living with Television Now, Advances in Cultivation Theory and Research. New York: Peter Lang, 2012
Mullarkey, John. Refractions of Reality: Philosophy and the Moving Image. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2008
Valiaho, Pasi. Film Culture in Transitio : Mapping the Moving Image : Gesture, Thought and Cinema circa 1900. Amsterdam, , NLD: Amsterdam University Press, 2010.

Método de ensino

Tendo em consideração que se trata de um Seminário, as metodologias de ensino procurarão potenciar as capacidades colectivas do grupo de trabalho, reforçando as componentes de discussão crítica de textos fundamentais da bibliografia e das matérias expostas pelo professor, bem como o visionamento e exploração em colectivo de trabalhos fílmicos e televisivos com conteúdo relevante para o Seminário.
Os alunos serão também convidados a preparar recensões criticas de algumas das publicações mais relevantes e a apresentá-las no decorrer do Seminário.

Método de avaliação

Avaliação presencial e participação no Seminário: 20%.
Elaboração de recensão critica: 30%.
Elaboração de Ensaio escrito sobre uma problemática do Seminário contendo competente exploração bibliográfica: 50%.

Conteúdo

1.Hermenêutica do gesto no contexto figurativo da modernidade: a relação entre gesto, pensamento e representação do mundo. O cronofotografismo moderno (de Manet a Muybridge e Marey)
2.A emergência do gesto cinematográfico e dos seus automatismos. Implicações filosóficas e estéticas do conceito de imagem-movimento. Tipos de movimento e a relação movimento-ritmo: tropos fílmicos e normatividade da anomalia. Ensaios gestuais do burlesco fílmico: Lumière, Méliès, Keaton, Chaplin, Eisenstein.
3.Do cinema à televisão. Distinção e hibridez: o cinema na televisão, a televisão no cinema. O serial televisivo.
4.Meta-cinemas e o espaço do fantasma cinematográfico na arte contemporânea. Re-instaladores da gestualidade fílmica: Douglas Gordon, Sam Taylor-Wood, Stan Douglas, Pierre Huyghe. O cinema como arte do arquivo – a reinvenção do gesto no trabalho de Yervant Gianikian & Angela Ricci Lucchi.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: