Seminário de Especialidade em Comunicação Estratégica - 2. semestre

Objectivos

Teorias e investigação relevante em estratégia de comunicação, marketing e comportamento do consumidor serão discutidas com o objectivo global de compreender comportamentos do consumidor e das organizações e adquirir experiência na aplicação de teorias para o mundo real e para os problemas científicos nas áreas acima mencionadas.
Este seminário é dirigido a alunos interessados em seguir uma carreira académica ou na indústria nas áreas de comunicação estratégica, comportamento do consumidor, gestão, marketing, empreendedorismo, consultoria de negócios, media e publicidade, bem como no marketing social.

Caracterização geral

Código

73201104

Créditos

10

Professor responsável

Ana Margarida Barreto, Ivone Ferreira

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Nenhum

Bibliografia

• Cornelissen, J. (2014). Corporate communication: A guide to theory and practice. Sage.
• Consumer Behavior (6th Edition) de Wayne D. Hoyer, Deborah J. MacInnis, and Rik Pieters, South-Western, 2012.
• Consumer Insights: Findings from Behavioral Research edited by Joseph W. Alba, Marketing Science Institute, 2011.
• Anderson, C. (2008). Long tail, the, revised and updated edition: Why the future of business is selling less of more.
• Duggan, W. (2004). Napoleon´s glance: the secret of strategy. Nation Books
• Marketing Research (1998), by Donald Lehmann, Sunil Gupta, and Joel Steckel ISBN: 0-321-01416-2

Método de ensino

Para atingir os objectivos do seminário será usada uma combinação de palestras, apresentações de convidados, discussão de casos de estudo e/ou papers científicos. As aulas serão dedicadas ao questionamento, extensão e aplicação do material. Espera-se que os alunos estejam bem preparados para as discussões na aula. Um aspecto importante do seminário envolve a obtenção de \"hands on\" experiência com problemas de investigação através dos exercícios.
Ensino presencial

Método de avaliação

Haverá um trabalho a ser desenvolvido e apresentado individualmente (100%). A sua finalidade é ilustrar o material coberto durante o seminário.

Conteúdo

Os alunos irão trabalhar com os docentes da faculdade em projectos conjuntos de investigação tendo em vista a publicação em revistas académicas líderes. Estes projectos vão permitir que realizem um projeto de investigação real, desde a definição do problema até ao desenvolvimento de um relatório final, proporcionando a oportunidade de integrar as etapas do processo de investigação discutidas na sala de aula.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: