Seminário de Especialidade em Comunicação e Linguagem - 2. semestre
Objetivos
Esta Unidade Curricular tem por objectivo dar continuidade ao tratamento aprofundado de um núcleo de questões constitutivas dos saberes fundamentais na área das Ciências da Comunicação. Entende-se portanto que as questões nela levantadas são transversais aos domínios de investigação na especialidade. Confere uma reflexão de fundo sobre o estatuto e desenvolvimento da linguagem como objecto epistémico e como mediação do próprio saber. Para além do estabelecimento de distinção entre as linguagens formais e naturais, visa problematizar a multiplicidade de linguagens no seu estatuto de mediação e de configuração comunicacional.
Caracterização geral
Código
73201106
Créditos
10
Professor responsável
Maria Augusta Babo
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
COMPAGNON, A. (dir.), 2008, De lAutorité Colloque anuel du Collège de France, Paris, Odile Jacob.
GALAY, J.-L., 1977, Philosophie et Invention textuelle, Paris, Kliencksieck.
HALLYN, F., 2004, Les Structures rhétoriques de la Science, Paris, Seuil.
Método de ensino
A unidade curricular desenrolar-se-á em seminários de uma ou 2 sessões, com conteúdos relativamente autónomos embora numa linha de coesão global. Cada sessão ou grupos de sessões será precedida de um guião em que o responsável apresenta a sua proposta temática, complementada com bibliografia e/ou fornecimento de textos de apoio que serão, aquando da apresentação, debatidos pelo conjunto dos participantes.
Incentivo à participação e discussão em ambiente de seminário.
Método de avaliação
Produção de um paper por cada participante, também discutido em ambiente de seminário.
Apresentação final de uma dissertação escrita sobre tema apresentado previamente.
Conteúdo
A organização por módulos confere um carácter imprescindível às diversas abordagens de especialistas, quer doutorados de carreira, quer convidados estrangeiros que intervenham no seminário. Serão integradas temáticas como: o estatuto semiótico dos regimes de signos; pragmática e inter-discursividade; o estatuto da imagem nos dispositivos da comunicação. Serão incluídas outras temáticas decorrentes da participação de convidados que assegurem módulos diferenciados.