Seminário de Especialidade em Estudos dos Media e do Jornalismo - 2. semestre
Objetivos
1. Consolidar compreensão crítica de referenciais teóricos e metodológicos usados nos Estudos dos Media e do Jornalismo;
2. Saber procurar e explorar uma perspectiva interdisciplinar, com atenção aos ambientes mediáticos contemporâneos e seus antecedentes.
3. Aplicar referenciais teóricos e metodológicos dos Estudos dos Media e do Jornalismo à formulação de problemas relevantes.
4. Combinar conhecimentos teóricos e metodológicos para planificar um projecto de investigação original e realizável.
Caracterização geral
Código
73201108
Créditos
10
Professor responsável
Cristina Ponte
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Bräuchler, B. and J. Postill (2010). Theorising Media and Practice. New York, Oxford.
Deacon, D., M. Pickering, et al. (2007). Researching Communications. A practical guide to methods in Media and Cultural Analysis. London, Sydney, Auckland, Arnold.
Schroder, K., K. Drotner, et al. (2003). Researching Audiences. London, Arnold.
Zelizer, B. (2004). Taking Journalism Seriously. Thousand Oaks, Sage
Zeller, F., et al. (2015). Revitalising Audience Research. London, Sage.
Método de ensino
- Leituras orientadas, apresentação e discussão de textos;
- Apresentação regular de relatórios de progresso da sua investigação autónoma, nomeadamente na revisão de literatura;
- Acesso a apresentação de pesquisas em Estudos dos Media e do Jornalismo já concluídas e a estudos internacionais.
- Participação em grupos de discussão com estudantes de doutoramento que estão a realizar as suas teses.
- Participação incentivada em eventos públicos relacionados com os Media e o Jornalismo.
Ensino presencial
Método de avaliação
Progressão supervisionada e realização de um trabalho final (100%)
Conteúdo
Os conteúdos programáticos deste Seminário assentam em dois pilares: 1) os interesses de investigação em Estudos dos Media e do Jornalismo expressos pelos estudantes de doutoramento, de modo a proporcionar um ambiente de trabalho favorecedor da elaboração do seu projecto de investigação; 2) A apresentação e discussão de investigação já realizada em Estudos dos Media e do Jornalismo, de modo a proporcionar uma discussão crítica de resultados alcançados.