Seminário de Especialidade em Estudos de Argumentação - 2. semestre

Objectivos

1. Conhecer e caracterizar os principais contextos em que ocorre a comunicação argumentativa;
2. Conhecer e avaliar as principais teorias da argumentação, seus conceitos e métodos;
3. Ser capaz de analisar e avaliar, tanto quanto aos seu mérito racional como quanto à sua eficácia persuasiva, as diversas estratégias argumentativas (e seus respectivos argumentos), considerando também os contextos em que estas ocorrem.
4. Ser capaz de vir a produzir inovação conceptual sobre 2, nomeadamente quando usadas as teorias referidas para realizar 3.

Caracterização geral

Código

73201112

Créditos

10

Professor responsável

Marcin Lewinski

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

- Van Eemeren, F., Grootendorst, R., Jackon, S. & Jacobs, S. [1993] Reconstructing Argumentative Discourse. The University Press of Alabama
- Van Eemeren, F., Grootendorst, R., & Henkemans [2002] Argumentation: Analysis, Evaluation, Presentation. Routledge
- Van Eemeren, F. & Grootendorst, R. [2004] A Systematic Theory of Argumentation. Cambridge Univ. Press
- Walton, D. [2006] Fundamentals of Critical Argumentation. Cambridge Univ. Press
- Walton, Reed, C. & Macagno, F. [2008] Argumentation Schemes, Cambridge Univ. Press

Método de ensino

As sessões correspondentes aos pontos 1 e 2 dos Conteúdos Programáticos serão expositivas, da responsabilidade do professor e terminarão sempre com uma discussão geral sobre o material apresentado.
As sessões correspondentes ao ponto 3 dos Conteúdos Programáticos serão da iniciativa dos alunos e consistirão na apresentação e discussão de ‘papers’ que ensaiem a aplicação das teorias da argumentação apresentadas e seus respectivos métodos a contextos argumentativos concretos (mediáticos, políticos, financeiros, de saúde pública, etc.) escolhidos pelos alunos.

Método de avaliação

Cada estudante fará um exame oral sobre os pontos 1 e 2 do programa, e escreverá um ensaio no âmbito do ponto 3, o qual será apresentado em aula.

Conteúdo

A comunicação argumentativa é, par excellence, a forma humana de comunicação. Neste processo comunicativo aquilo que é transaccionado são razões para suportar pontos de vista. O objectivo dessas transações é influenciar as acções dos agentes racionais actuando sobre as suas crenças.
1. Serão apresentadas numa perspectiva actual, mas considerando também a sua raiz histórica, algumas das principais Teorias da Argumentação: as Teorias da Dialéctica-Pragmática (da Escola de Amesterdão) e dos Esquemas Argumentativos (da Escola Anglo-Saxónica);
2. Serão caracterizados na sua especificidade diversos contextos argumentativos: no âmbito dos media, da comunicação política, da comunicação financeira, da comunicação na área da saúde pública, etc.
3. Serão apresentadas aplicações das teorias referidas em 1 aos contextos referidos em 2, criando-se assim um espaço para a análise crítica das teorias e para a inovação metodológica e conceptual.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: