Metodologias de Investigação em Educação

Objetivos

a) Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas da Educação;
b) Compreender a evolução dos conceitos gerais de ciência, objectividade, teoria e rigor
c) Compreender as teorias e questões de ética na investigação em ciências da educação
d) Compreender a utilização dos diversos tipos de metodologias (descritivas, experimentais de investigação aplicada, exploratórias e qualitativas) no âmbito da Educação
e) Aquisição da capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas à investigação na área da Educação
f) Aquisição de competências no domínio da Investigação em Educação que possibilitem a realização trabalhos de investigação que respeitem as exigências impostas pelos padrões de qualidade internacional
g) Aquisição de competências na comunicação com os pares, a comunidade académica e a sociedade em geral
h) Aquisição de competências de pesquisa bibliográfica

Caracterização geral

Código

73221101

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Amado, J. (Org.). (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da UC.
Bakeman, R., & Gottman, J. M. (1997). Observing interaction: An introduction to sequential analysis (2nd ed.). Cambridge: Cambridge University Press.
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in education (7th ed.). London, New York: Routledge Falmer.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2011). Handbook of qualitative research (4th ed.). Thousand Oaks: Sage.
Marczyk, G., DeMatteo D., & Festinger, D. (2005). Essentials of research design and methodology. New Jersey: Wiley.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas. Os discentes são instruídos no sentido de ler antecipadamente a bibliografia recomendada e a participar activamente nas discussões e exercícios a realizar nas aulas.

Método de avaliação

Trabalhos sobre referências bibliográficas e escrita científica (20%)
Trabalho sobre um relatório de investigação (30%)
Pré-projeto de investigação (50%)

Conteúdo

A INVESTIGAÇÃO em EDUCAÇÃO
Conceções de Ciência e abordagens ao estudo da realidade social
Tipologias de Investigação em Educação (histórica, descritiva, correlacional, experimental, etnográfica, estudo de caso)
Questões éticas na investigação em Educação

INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA em EDUCAÇÃO
Características da investigação qualitativa: do nível paradigmático ao metodológico;
Planos qualitativos de investigação em educação: estudo de caso, investigação-ação, estudos etnográficos
Técnicas qualitativas de recolha de dados: entrevista, observação, focus group
Técnicas qualitativas de análise de dados: análise de conteúdo, análise do discurso; introdução a software de análise de dados (MaxQDA, NVivo)
Aspectos éticos, validade e fiabilidade na investigação qualitativa

INVESTIGAÇÃO QUANTITATIVA em EDUCAÇÃO
Técnicas de Recolha de Dados (entrevista, questionários, observação, testes, escalas): validade e fiabilidade
Planos de investigação: estudos experimentais, quase-experimentais e correlacionais; estudos transversais, independentes sucessivos e longitudinais
Análise de Dados: análises univariadas e multivariadas; análises centradas em variáveis – correlação, regressão, modelagem por equações estruturais - e análises centradas nas pessoas – análise de clusters

RECURSOS da EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO e PUBLICAÇÃO
Estratégias de pesquisa de informação, localização e acesso à informação
A expressão escrita e as normas de estilo APA

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: