Seminário da Especialidade de Educação, Sociedade e Desenvolvimento
Objetivos
a) Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas das
Ciências da Educação, nomeadamente no que diz respeito às suas relações com o Desenvolvimento
Social, Económico e Político;
b) Aprofundamento das relações entre a esfera Económica e a esfera Educativa
c) Aprofundamento das relações entre a esfera Política e a esfera Educativa
d) A aquisição da capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e
complexas relativas à área das Ciências da Educação, nomeadamente no que respeita às suas relações
com o Desenvolvimento Social, Económico e Político;
e) Aquisição de competências no domínio da Investigação em Educação que possibilitem a
realização trabalhos de investigação que mereçam divulgação nacional e internacional
f) Aquisição de competências na comunicação com os pares, a comunidade académica e a
sociedade em geral sobre as questões e problemáticas relativas às Formas de Educação
Contemporâneas e às suas relações com o Desenvolvimento Social, Económico e Político;
Caracterização geral
Código
73221104
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Altbach, P. G, R. Arnove, & G. P. Kelly. Emergent Issues in Education. State UNYP, 1992.
Hallinan, M. T. Handbook of the Sociology of Education. Springer, 2006.
Halsey, A.H. Education: Culture, Economy and Society. Oxford UP, 1997.
Método de ensino
Exposição teórica por parte do Professor.
Trabalhos práticos com base em informação sistematizada fornecida pelo docente. Discussão em aula.
Método de avaliação
A avaliação consiste numa apresentação oral (20%), num trabalho escrito (60%) e na participação nas aulas (20%).
Conteúdo
a) A educação no pensamento contemporâneo: das práticas privadas ao domínio público.
b) Progresso e Nação, ou a educação como motor da mudança social.
c) O Estado e a Educação.
d) A construção dos Sistemas Educativos Contemporâneos
e) A estabilização e crise dos modos de regulação política dos Sistemas Educativos
contemporâneos: Estado, Mercado, e Globalização e as suas relações com o campo educativo, da
segunda metade do século XX aos nossos dias.
f) A influência das alterações dos modos de regulação políticos, económicos e educativos nas
formas de escolarização atuais
g) O estudo do caso Português numa perspectiva comparada: Demografia, Economia, Legitimação
Política, Educação e as suas relações nos séculos XIX e XX.