Seminário da Especialidade de Educação e Formação de Adultos

Objectivos

a) Desenvolvimento de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas da
Educação e Formação de Adultos
b) Conhecer e compreender as principais perspectivas teóricas e os conceitos centrais no campo da
Educação e Formação de Adultos
c) Desenvolvimento de capacidades de reflexão crítica sobre estratégias educativas e de formação
formal e não formal
d) Desenvolvimento de capacidades de análise de situações problemáticas referentes aos contextos
educativos escolares e não escolares
e) Desenvolvimento de competências no domínio da Investigação em Educação que possibilitem a
realização trabalhos de investigação que mereçam divulgação nacional e internacional
f) Desenvolvimento de competências na comunicação com os pares, a comunidade académica e a
sociedade em geral

Caracterização geral

Código

73221107

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

ÁVILA, P. (2008). A Literacia dos Adultos: Competências-chave na Sociedade do Conhecimento. Lisboa: Celta.
ALVES, M. G. (2010). Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeia. Caparica: UIED - FCT/UNL.
CANÁRIO, R. (1999). Educação de Adultos: um campo, uma problemática. Lisboa: Educa.
CANÁRIO, R., & CABRITO, B. (2008). Educação e Formação de Adultos: mutações e convergências. Lisboa: Educa.
EDWARDS, R., BIESTA, G., & THORPE, M. (2009). Rethinking contexts for learning and tecahing: communities, activities and networks. London and New York: Routledge.
FERNÁNDEZ, F. S. (2006). As raízes históricas dos modelos actuais de educação de pessoas adultas. Lisboa: Educa.
ILERIS, K. (2009). Contemporary Theories of Learning. London and New York: Routledge.
JARVIS, P. (2009). Learning to be a person in society. London and New York: Routledge.

Método de ensino

Recorre-se a metodologias de ensino diversificadas que deverão combinar a exposição oral de problemáticas relevantes no domínio em estudo, o diálogo e argumentação em torno de temáticas científicas e a pesquisa e análise de informação pertinente para o aprofundamento de questões e problemáticas relevantes em Educação e Formação de Adultos. Por isso, os doutorandos são desde cedo convidados a participar ativamente nas sessões presenciais através da preparação prévia das temáticas a abordar, de momentos de debate e reflexão coletivos e da exposição individual (oral e escrita) de problemáticas de investigação.

Método de avaliação

A avaliação é contínua e tem em consideração os seguintes elementos: (a) apresentações e discussões nas aulas; (b) qualidade do trabalho escrito individual (máximo 6000 palavras) que é entregue no final do semestre; (c) assiduidade e participação nas atividades.

Conteúdo

a) Retrospectiva Sócio-histórica da Educação e Formação de Adultos
b) Perspectivas teóricas e conceptuais em Educação e Formação de Adultos
c) Globalização, Sociedade do Conhecimento e Aprendizagem ao Longo da Vida
d) Aprendizagem ao Longo e ao Largo da Vida
e) Aprendizagem Experiencial e Aprendizagem em Contexto de Trabalho
f) Educação, Formação, Aprendizagem e Identidades Pessoais e Sociais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: