Seminário da Especialidade de Literacias e Educação
Objetivos
Objetivos:
Aprofundar os conhecimentos relativos às concepções precoces das crianças sobre linguagem escrita e
às teorias e modelos de aprendizagem da leitura e da escrita e promover uma reflexão crítica sobre as
estratégias de intervenção nesta área.
Competências:
Saber avaliar as concepções precoces das crianças sobre linguagem escrita e conceber programas
destinados a desenvolvê-las Saber avaliar a leitura e a escrita de crianças em idade escolar e identificar
problemas de aprendizagem. Conceber programas destinados a potencializar a aquisição da leitura e
da escrita
Caracterização geral
Código
73221110
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Alves Martins, M. & Niza, I. (1998) Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita. Lisboa: Universidade Aberta.
Ferreiro, E., & Teberosky, A. (1986). Psicogénese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas.
McBride-Chang, C. (2004). Childrens literacy development. New York: Oxford University Press.
Nunes, T., & Bryant, P. (Ed.) (2004). Handbook of childrens literacy. Kluwer Academic Publishers.
Snowling, M., & Hulme, D. (2005). The science of reading. Oxford, UK: Blackwell Publishing.
Método de ensino
Aulas teorico-práticas com exposição de conteúdos acompanhados de discussão de artigos e de casos.
Método de avaliação
Exposição oral individual e trabalho escrito individual.
Participação nas discussões nas aulas.
Conteúdo
Entrada num sistema alfabético de escrita
Concepções precoces acerca da linguagem escrita
A leitura e a sua aprendizagem
Problemas na aprendizagem da leitura
A escrita e a sua aprendizagem
Problemas na aprendizagem da escrita
Princípios orientadores de programas de intervenção que promovam a aquisição da leitura e da escrita