Seminário da Especialidade de Literacias e Educação

Objetivos

Objetivos:
Aprofundar os conhecimentos relativos às concepções precoces das crianças sobre linguagem escrita e
às teorias e modelos de aprendizagem da leitura e da escrita e promover uma reflexão crítica sobre as
estratégias de intervenção nesta área.
Competências:
Saber avaliar as concepções precoces das crianças sobre linguagem escrita e conceber programas
destinados a desenvolvê-las Saber avaliar a leitura e a escrita de crianças em idade escolar e identificar
problemas de aprendizagem. Conceber programas destinados a potencializar a aquisição da leitura e
da escrita

Caracterização geral

Código

73221110

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Alves Martins, M. & Niza, I. (1998) Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita. Lisboa: Universidade Aberta.
Ferreiro, E., & Teberosky, A. (1986). Psicogénese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas.
McBride-Chang, C. (2004). Children’s literacy development. New York: Oxford University Press.
Nunes, T., & Bryant, P. (Ed.) (2004). Handbook of children’s literacy. Kluwer Academic Publishers.
Snowling, M., & Hulme, D. (2005). The science of reading. Oxford, UK: Blackwell Publishing.

Método de ensino

Aulas teorico-práticas com exposição de conteúdos acompanhados de discussão de artigos e de casos.

Método de avaliação

Exposição oral individual e trabalho escrito individual.
Participação nas discussões nas aulas.

Conteúdo

Entrada num sistema alfabético de escrita
Concepções precoces acerca da linguagem escrita
A leitura e a sua aprendizagem
Problemas na aprendizagem da leitura
A escrita e a sua aprendizagem
Problemas na aprendizagem da escrita
Princípios orientadores de programas de intervenção que promovam a aquisição da leitura e da escrita

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: