Seminário da Especialidade de Formação e Supervisão de Professores

Objetivos

O objectivo geral desta unidade é o de refletir sobre a profissão e a formação de professores. No fim
desta unidade, o aluno deverá ser capaz de:
a) compreender e sistematizar as questões e problemáticas da Formação e Supervisão de Professores.
b) compreender a construção histórica e sociológica da profissão e a intervenção da psicologia na
Formação e Supervisão de Professores.
c) analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias relativas à Formação e Supervisão de Professores.
d) realizar de trabalhos de investigação na área da Formação e Supervisão de Professores.
e) comunicar com os pares, a comunidade académica e a sociedade em geral sobre as questões e
problemáticas relativas à Formação e Supervisão de Professores

Caracterização geral

Código

73221111

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Biesta, G. J. J. (2010). Good education in an age of measurement. London: Paradigm.
Korthagen, F. A. J. (2001). Linking practice and theory, the pedagogy of realistic teacher education. Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates.
Marzano, R. J., Frontier, T., & Livingston, D. (2011). Effective supervision. Alexandria,
VA: ASCD.
Nogueira, J. (2005). Da formação psicológica dos professores universitários. In A.
Candeias, P. R. Pinto & C. Campos (Coords.), A requalificação do ensino superior
e universitário em Portugal: Estudos de caso (pp. 129-144). Lisboa: ISPA.
Pinto, P. R. (2008). Formação pedagógica no ensino superior. O caso dos docentes
médicos. Sísifo, 7, 111-124.
Vieira da Silva, M. C. (2008). Diversidade Cultural na Escola: Encontros e desencontros. Lisboa: Colibri.
Wubbels, T. & Levy, J. (Eds.) (1993). Do you know what you look like? London: Falmer.

Método de ensino

Exposição teórica por parte do professor. Encoraja-se os alunos a colocarem dúvidas e discordâncias. Exposição de textos por parte dos estudantes. Discussão das temáticas evocadas quer pelas exposições do professor, quer pelas exposições dos alunos.

Método de avaliação

A avaliação compreende um trabalho de apresentação de um tema perante a turma (50%) e um trabalho escrito - a recensão de um artigo (50%).
Critérios de avaliação: integração de todos os seus elementos, de uma forma equilibrada e mostrando pensamento crítico. Organizado e com objectivos claros. Bem escrito, sem erros ortográficos ou gramaticais, fácil de ler, com formatação APA e uma boa utilização do vocabulário técnico. Referências adequadas e com informação completa e correcta. Criativo e imaginativo. Apresentação fluente, num estilo excelente e participação na discussão revelando óptimo domínio da matéria. Entrega dentro do prazo.

Conteúdo

O que é um (bom) professor? Concepções de professor. A profissão de professor e os seus problemas.
Características e dimensões dos professores ao longo da escolaridade. Diversidade cultural na escola.
Modelos de formação de professores. Da teoria para a prática: o professor reflexivo. Métodos de
observação da sala de aula. Avaliação formativa do desempenho. A supervisão na formação inicial e na
formação contínua. O futuro da profissão: professores virtuais e outros desafios.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: