Seminário da Especialidade em Inovação Educativa - 2. semestre

Objetivos

- Desenvolver competências de investigação científica que permitam a construção formal de uma tese
de doutoramento em Educação na especialidade de Inovação Curricular em uma das suas subáreas ou
aplicações científicas;
- Dominar a investigação educacional avançada na área da inovação educacional concentrada na subespecialidade
escolhida;
- Discutir e investigar temas específicos sobre inovação educacional, relacionando-a com a prática
pedagógica e situações concretas de ensino das ciências ou das línguas;
- Desenvolver competências de análise curricular problematizando a sua construção numa perspetiva
de investigação científica avançada com implicações na transferência de conhecimento para a
sociedade;
- Desenvolver competências educacionais de cariz tecnológico através da problematização e
sistematização de investigação científica que envolva tecnologia e currículo.

Caracterização geral

Código

73221117

Créditos

10

Professor responsável

Carlos Ceia

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bibliografia

Método de ensino

Método de avaliação

Conteúdo

Inovação educacional e suas variantes e aplicações científicas com destaque para subáreas do
conhecimento apresentadas em três módulos:
a) Inovação tecnológica aplicada à educação:
- eLearning: Computadores, Redes e Internet no Ensino e na Aprendizagem;
- Plataformas de Gestão de Ensino e Aprendizagem;
- Redes, Multimédia e Comunidades Virtuais;
- Conteúdos Educativos Digitais.
ou
b) Inovação curricular no ensino de ciências (Biologia, Geologia, Matemática, Informática)
ou
c) Inovação curricular no ensino de línguas (Português L1, LNM, LE, Inglês, Francês, Alemão ou
Espanhol)
- Desenvolvimento curricular, níveis de decisão curricular, reformas curriculares;
- Conhecimento, ciência e conhecimento escolar;
- O currículo da especialidade e seus processos de renovação. Questões particulares e problemáticas

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: