Temáticas Aprofundadas em Ciências Musicais - 1. semestre
Objetivos
Ao concluir este seminário, o estudante deverá:
1) Ter alargado os seus horizontes sobre as problemáticas da disciplina através do contacto e discussão de um conjunto variado de temáticas.
2) Ter aprofundado as suas competências de investigação em Musicologia.
3) Ter melhorado a sua capacidade de comunicar ao mais alto nível os argumentos teóricos e problemas da sua pesquisa, oralmente e por escrito.
Caracterização geral
Código
73202101
Créditos
10
Professor responsável
Rui Vieira Nery
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
A bibliografia é definida em função das apresentações do(s) docente(s) e propostas dos alunos.
Alguns títulos genéricos:
Manuel Pedro FERREIRA, \"Juízo estético e filologia musical: em torno de um cancioneiro polifónico do século XV\", Philosophica, 19/20 (2002), pp. 251-78
Gianmario BORIO e Carlo GENTILI (coord.) Storia dei concetti musicali (Roma: Caroci, 2007)
Jean-Jacques NATTIEZ (dir.), Musiques - Une Encyclopédie pour le XXIe siècle (Arles: Actes Sud, 2007)
Nicholas COOK & Mark EVERIST (eds.), Rethinking music (Oxford: Oxford University Press, 1999)
Método de ensino
Leitura e discussão de um conjunto de artigos ou teses de doutoramento em Musicologia ou sobre temas musicológicos abordados a partir de outras áreas científicas.
Frequência de conferências seleccionadas, dadas por académicos convidados.
Apresentação pelos estudantes dos seus próprios projectos de investigação, os quais são discutidos pelo professor encarregue da organização do seminário, pelos colegas e por outros professores convidados, em função das áreas cobertas pelo projecto.
Método de avaliação
Conteúdo
Este seminário fornece uma moldura para a discussão das diferentes propostas de pesquisa dos alunos, capacitando-os para a concepção de projectos de investigação inovadores e familiarizando-os com os problemas que a elaboração de um projecto de tese suscita. Consta de:
1) Introdução a um conjunto de problemáticas actuais no domínio da Musicologia, tendo em conta quer a experiência do docente, quer os interesses de investigação dos alunos.
2) Diferentes tipos de pesquisa: várias abordagens em Musicologia histórica, Etnomusicologia e Estudos de prática musical. Abordagens interdisciplinares.
3) Discussão de casos concretos, com base em literatura secundária ou em apresentações preliminares de projectos por parte dos alunos.