Metodologias em Estudos Portugueses - 1. semestre
Objetivos
a) Conhecer e aprofundar o problema da natureza da investigação em humanidades;
b) Conhecer e dominar os principais conceitos e técnicas de investigação nas áreas de Estudos de Literatura, Estudos de Cultura, Estudos Clássicos, Estudos Comparatistas, Ensino do Português, História do Livro e Crítica Textual, Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa, Literatura Tradicional e Oral;
c) Ter capacidade para realizar a heurística dos documentos nas áreas de Estudos de Literatura, Estudos de Cultura, Estudos Clássicos, Estudos Comparatistas, Ensino do Português, História do Livro e Crítica Textual, Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa, Literatura Tradicional e Oral;
d) Ter capacidade para proceder ao tratamento dos dados revelados pela investigação e à sua interpretação científica e crítica.
Caracterização geral
Código
73209180
Créditos
10
Professor responsável
Abel Barros Baptista
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Peter Brooks, ed., The Humanities and the Publica Life. Fordham University Press. Nova Iorque, 2014.
Stefan Collini, What Are the Universities for? Penguim Books, 2012.
Gerald Graff, Cathy Birkenstein, They Say I Say. The Moves that Matter in Academic Writing. London, 2010.
Gerald Graff, Clueless in Academe. Yale University Pressa: New Haven, 2003.
Jerome McGann, Are the Humanities Inconsequente? Prikly Paradigm Press. Chicago, 2009.
Max Weber, Science as vocation (1917). The Vocation Lectures. Edited and with an introduction by David Owen and Tracy B. Strong. Hackett Publishing, Cambridge/Indianapolis, 2004.
Método de ensino
A unidade curricular decorre segundo o típico trabalho de seminário, ou seja, sessões de exposição pelo docente responsável, para enquadramento teórico e delimitação dos problemas a discutir, trabalho fundamentalmente baseado em leitura e discussão de textos, por sua vez apresentados pelos próprios alunos em sessões agendadas com antecedência, de preferênc ia no princípio do semestre.
Método de avaliação
A participação dos alunos neste trabalho regular de discussão e apresentação de textos corresponde a 40% da nota final. O restante caberá ao ensaio final que o aluno deve realizar em volta de um dos tópicos do seminário.
Conteúdo
1. A natureza específica do trabalho académico nas humanidades
a) Uma discussão permanente: o trabalho científico e a universidade: a posição de Max Weber.
b) Tendências correntes sobre o problema das humanidades e a situação da universidade: o que é o que não é investigação.
2. O problema da tese em humanidades: dissertação, monografia, ensaio...
a) A tese da tese;
b) Problema da originalidade e inovação;
c) O ensaio como resposta.
3. Perspectivas do ensaio
a) Metafísica da escrita: Fedro de Platão;
b) A forma: a teoria do ensaio de Gyorgy Lukács.