Seminário de Especialidade em Estética - 2. semestre

Objetivos

a) Aquisição da capacidade de distinguir o \"processo\" que conduz à criação da obra de arte de outros processos ou tipos de trabalho;
b) Aquisição da capacidade de problematizar as categorias clássicas da estética tais como \"experiência estética\", \"valor estético\", \"sujeito criador\", \"belo\", \"atitude estética\";
c) Aquisição de conhecimentos aprofundados sobre as principais teorias estéticas.

Caracterização geral

Código

73203103

Créditos

10

Professor responsável

Maria João Mayer Branco

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Inglês

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

-Constâncio, J., Branco, M.J.M., & Ryan, B. (Eds.) (2015). Nietzsche and the Problem of Subjectivity. Berlin/ Boston: De Gruyter.
-Constâncio, J. (2015). Nietzsche on Decentered Subjectivity or, the Existential Crisis of the Modern Subject. In J. Constâncio, M.J.M. Branco, & B. Ryan (Eds.), Nietzsche and the Problem of Subjectivity. Berlin/ Boston: De Gruyter.
-Constâncio, J. (forthcoming). ‘Who is right, Kant or Stendhal?’ On Nietzsche’s Critique of Kant’s Aesthetics. In M.J.M. Branco & K. Hay (Eds.), Nietzsche’s Engagements with Kant and the Kantian Legacy. Volume III. London/New York: Bloomsbury.
-Constâncio, J. (forthcoming). Hegel and Nietzsche on Recognition and Power. In L. R. Santos & K. Hay (Eds.), Nietzsche, German Idealism and Its Critics. Berlin/ Boston: De Gruyter.
-Constâncio, J. (forthcoming). Nietzsche on Nihilism. In A. Bertino et al. (Hrsg.), Zur Philosophie der Orientierung. Werner Stegmaier zum 70. Geburtstag. Berlin/ Boston: De Gruyter.

Método de ensino

Métodos de ensino: Regime misto de Seminário e Orientação tutorial. Análise e discussão de teses e problemas. Apresentação e discussão dos projectos de investigação.

Método de avaliação

Participação nas actividades do seminário (50%). Apresentação, discussão e debate dos projectos (50%).

Conteúdo

O curso consiste na análise e discussão aprofundada das consequências que tem para a estética — e em particular para a concepção de categorias como \"processo criativo\", \"experiência estética\", \"valor estético\", \"sujeito criador\", \"belo\", \"atitude estética\" — a forma como Nietzsche relaciona a arte com os temas do niilismo e da crítica da concepção moderna da subjectividade humana. Esta discussão aprofundada tem como ponto de partida publicações muito recentes do docente da cadeira, que se inserem na vanguarda da investigação internacional sobre Nietzsche. O seminário é, por isso, concebido como um seminário de investigação. Os temas do niilismo e da subjectividade oferecem um àngulo a partir do qual se problematizam as categorias tradicionais da estética e se confronta a própria estética nietzschiana com teorias estéticas contemporâneas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: