Seminário de Especialidade em Lógica e Filosofia da Linguagem
Objetivos
a) Fomentar a capacidade de análise e de rigor de raciocínio no exame crítico das teses, argumentos e debates sobre os problemas da lógica e da filosofia da linguagem.
b) Adquirir a capacidade de descobrir novos modos de analisar um problema e de fundamentar rigorosamente os argumentos apresentados.
c) Desenvolver a capacidade de diálogo e de comunicação no debate de ideias com todos os participantes no Seminário.
d) Participar ativamente nas discussões mais relevantes que ocupam as publicações, colóquios e conferências, tanto nacionais como internacionais, com ideias novas e argumentos próprios.
e) Desenvolver e concretizar novas iniciativas, tanto no âmbito universitário como no âmbito social mais alargado, que visem promover o interesse e a exigência do rigor e clareza no pensamento e na argumentação.
f) Estabelecer com cada participante do Seminário projectos de pesquisa e de investigação inovadora, de acordo com os temas e autores a serem tratados nas respetivas teses.
g) Colaborar e orientar os participantes no plano de estudos, leituras e pesquisas, de modo a conhecerem bem o estado da arte ou o status quaestionis mais relacionado com os respetivos trabalhos e projetos de investigação.
Caracterização geral
Código
73203108
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
* Ayer, A. J., «Language, Truth and Logic», Penguin Books, 1975
* Kripke, Saul A., «Naming and Necessity», Basil Blackwell, Oxford, 1980
* Linsky, Leonard, «Names and Descriptions», The University of Chicago Press, 1977
* Quine, W.V.O., «Word and Object», MIT Press, Cambridge, 1960
* Russell, Bertrand, Descriptions, em «Introduction to Mathematical Philosophy», George Allen & Unwin, London, 1975
Método de ensino
Aulas expositivas e de leitura e discussão de textos.
Ensino presencial
Método de avaliação
O aluno poderá escolher entre as seguintes modalidades: a) uma ou duas intervenções orais programadas, com apresentação prévia do tópico tratado [fator de ponderação na nota final: 20%, cada intervenção] + uma prova escrita de frequência; ou, b) um trabalho escrito [fator de ponderação na nota final: 40%] + uma prova escrita de frequência; ou, c) apenas uma prova escrita de frequência.
Conteúdo
Por aplicação do método analítico, isola-se a estrutura material da linguagem através da qual se exprime a sua função referencial. Neste âmbito são considerados os seguintes tópicos:
* Russell: nomes próprios;
* Quine: a variável objetal;
* Kripke: os designadores rígidos.