Doutoramento em História da Arte

Objetivos educativos

1)Promover o conhecimento e a investigação especializados e a compreensão crítica no domínio da História da Arte geral e da História da Arte em Portugal através do quadro de aprendizagem teórica e prática, diversificado e exigente, oferecido no âmbito do ciclo de estudos;
2)Desenvolver a capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas, em geral e, em particular, no campo da História da Arte;
3)Aprofundar os conhecimentos teóricos e as práticas metodológicas indispensáveis ao desenvolvimento de uma investigação, autónoma ou em equipa, original e significativa no campo da História da Arte;
4)Desenvolver o conhecimento sistematizado e crítico do quadro de problemáticas próprias da área científica da História da Arte, tendo em consideração a grelha mais vasta do conhecimento e da prática interdisciplinar;
5)Estimular e treinar a capacidade de conceber, projetar, apresentar e realizar uma investigação original e significativa, autonomamente ou em equipa, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
6)Promover e desenvolver a capacidade de realizar autonomamente textos, trabalhos e projetos de investigação originais, individuais ou em equipa, sobre História da Arte no quadro nacional e internacional e cujo resultado mereça divulgação e publicação nacional ou internacional;
7)Desenvolver a capacidade de identificar e discutir a contribuição dos resultados da investigação para o avanço do conhecimento em História da Arte e para a compreensão e explicação dos fenómenos estudados;
8)Desenvolver capacidades de comunicação entre pares, e entre a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área científica da História da Arte em que a investigação se desenvolve;

Caracterização geral

Código DGES

1015

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Doutor

Acesso a outros cursos

O doutoramento é uma qualificação final.

Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 240, 400 e 600, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Coordenador

Raquel Henriques da Silva; Margarida Brito Alves

Data de abertura

Setembro de 2019

Número máximo de admissões

20

Propinas

Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt

Horários

(a disponibilizar em http://fcsh.unl.pt/escola-doutoral/doutoramentos)

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 8 semestres. Créditos totais: 240 créditos (60 em unidades curriculares + 180 na componente não letiva). Modalidades de componente não letiva: Tese. Número de créditos em regime de opção livre: 10 créditos. O seminário de opção livre poderá ser escolhido de entre as unidades curriculares de formação pós-graduada oferecidas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA), por outras unidades orgânicas da Universidade Nova de Lisboa, ou por outras instituições do Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante acordo ou protocolo.
O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Condições de acesso

Para ingressar num ciclo de estudos de doutoramento (CED), o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e respeitar, pelo menos, uma das condições expressas nas alíneas seguintes: a) Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal; b) Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH/NOVA como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH/NOVA como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Regras de avaliação

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra a realização de um curso de doutoramento constituído por unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As unidades curriculares de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do curso de doutoramento é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso de doutoramento é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome ECTS
73206100 Metodologias de Investigação em História da Arte - 1. semestre 10
73206101 Temáticas Aprofundadas em História da Arte - 1. semestre 10
73206110 Tese em História da Arte 180
73206109 Trabalho Final de Curso em História da Arte 20
Opção Condicionada 1
Código Nome ECTS
Opções
73206105 Seminário de Especialidade em História da Arte Contemporânea 10
73206102 Seminário de Especialidade em História da Arte da Antiguidade 10
73206104 Seminário de Especialidade em História da Arte da Idade Moderna 10
73206103 Seminário de Especialidade em História da Arte Medieval 10
73206106 Seminário de Especialidade em Museologia e Património Artístico 10
73206107 Seminário de Especialidade em Teoria da Arte 10
O estudante escolhe um destes seminários de especialidade.
Opção Condicionada 2
Código Nome ECTS
Opções
73206111 Opção Livre 10
73206108 Seminário de Investigação em História da Arte - 2. semestre 10
O estudante pode realizar um seminário de investigação ou uma unidade curricular em regime de opção livre.