Temáticas Aprofundadas em História da Arte - 1. semestre
Objetivos
1.Identificar temas transversais à História da Arte, decisivos no desenvolvimento desta área de conhecimento e determinantes nas dinâmicas da arte actual
2. Articular uma reflexão aprofundada dessas temáticas com a produção artística e historiográfica
3.Encorajar os alunos a participar nas sessões temáticas onde professores e especialistas convidados oferecem os mais recentes contributos científicos no domínio da História da Arte. Incentiva-se, assim, nos alunos a capacidade crítica, o debate de ideias e competências de investigação
4.Desenvolver ferramentas teóricas que permitam a escrita de um ensaio e textos científicos. Na abertura do ano lectivo é habitualmente convidado um professor do Dep. Literatura, cuja comunicação tem como tema O Ensaio como Género Literário.
5. A escrita de papers mensais sobre os temas tratados nas aulas, articula a teoria e a prática e treina os alunos para a elaboração do trabalho final da UC e, em última instância, do Trabalho Final e do Projecto Doutoral
Caracterização geral
Código
73206101
Créditos
10
Professor responsável
Raquel Henriques da Silva
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
APPADURAI, Arjun. The Future as Cultural Fact Essays on the Global Condition. London: New York, 2013. ____Dimensões Culturais da Globalização. Lisboa: Ed. Teorema, 2004; BELTING, Hans. LAnthropologie des Images. Paris: Gallimard, 2004. BELTING, Hans. La Vraie Image, Paris: Gallimard, 2007. BELTING, Hans. BUDDENSIEG, Andrea, WEIBEL, Peter (org.). The Global Contemporary and the Rise of the New Art Worlds. Cambridge, MA: MIT Press, 2013. CLAIR, Jean. LHiver de la Culture. Paris: Flammarion, 2011. DE DUVE,Thierry, Au Nom de l´Art. Paris: Minuit, 1989. DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant le Temps: Histoire de l´Art et Anachronism des Images. Paris: Minuit, 2000. FOSTER, Hal, et al (orgs.). Art Since 1900. Modernism, Antimodernism and Postmodernism. Londres: Thames & Hudson, 2005. RANCIÈRE, Jacques, O Espectador emancipado, Lisboa: Orfeu Negro, 2010 (2008)
ROBERTSON, Jean e MCDANIEL. Craig, Themes of Contemporary Art: Visual Art after 1980. Oxford: Oxford Univ. Press,3ª Ed., 2012.
NOTA: No final de cada sessão será indicada bibliografia específica sobre cada um dos temas tratados./At the end of each session it will be provided specific bibliography on each of the topics discussed.
Método de ensino
As sessões compreendem uma importante vertente teórica, quer com a intervenção da coordenadora responsável quer dos docentes doutorados e especialistas convidados cujas apresentações são seguidas de debates sobre as temáticas tratadas na sessão ou suscitadas pelas investigações dos estudantes. Além da bibliografia geral da unidade curricular, cada interveniente fornece aos estudantes uma bibliografia específica, centrada no tema da sua apresentação.
Método de avaliação
A avaliação consiste num paper mensal sobre um dos temas abordados nas sessões (5 páginas) (50%) e num trabalho final de desenvolvimento (15 páginas) (50%).
Conteúdo
No seminário serão discutidas e aprofundadas temáticas transversais à História e à Historiografia da Arte. Em 2015/2016 o grande tema será O poder das Imagens e as Imagens do Poder, à volta do qual se organizarão módulos diferenciados. Este grande tema revela-se de grande utilidade para os alunos de doutoramento, dado que ele é transversal, tanto a questões da actualidade como a outros períodos cronológicos anteriores.