Seminário de Especialidade em História da Arte da Antiguidade

Objetivos

1. Usar amplos meios de pesquisa no desenvolvimento de um trabalho de investigação independente e individual em História da Arte da Antiguidade Clássica e Tardia em geral e em Portugal (HAACT)
2. Fazer a crítica das Fontes para a HAACT
3. Analisar a historiografia da Arte da Antiguidade Clássica e Tardia
4. Conhecer os temas mais estudados na HAACT
5. Informar-se sobre os temas menos estudados na HAACT
6. Aprender técnicas de redacção e comunicação de conteúdos de investigação
7. Empregar a interdisciplinaridade na investigação em HAACT(i.e. Arqueologia Clássica, Línguas Clássicas)
8. Conhecer técnicas aplicadas à HAACT ( desenho, fotografia, reconstituições virtuais e 3 D) e a noção de Humanidades Digitais
9.Desenvolver a internacionalização, a participação em redes internacionais de investigação e incrementar a capacidade de liderança
10. Avaliar o potencial interventivo da investigação em HAACT no mundo contemporâneo

Caracterização geral

Código

73206102

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

AA.VV. Museus, Palácios e Mercados de Arte, Museums, Palaces and art Market, Scribe, Lisboa,s.d.
Bandinelli, R. Bianchi, Introduzione all’Archeologia Classica como Storia dell’Arte Antica, Laterze, Roma-Bari, 1981
Cuno,James, Who owns Antiquity?Museums and the battle over our ancient heritage,Princeton University Press, s.l., 2010
Gonçalves, Maria Teresa, Fakes in Art, Scribe, Lisboa, 2013
Maciel, Justino, Antiguidade Tardia e Paleocristianismo em Portugal, Edição de Autor, Lisboa, 1996
Robertson, Martin, Between Archaeology and Art History, Clarendon Press, Oxford, 1963.
Winclemann, Johann Joachim, History of the Art of Antiquity, J. Paul GettyTrust, 2006
Irwin, David, Winclemann: Writtings on Art, Phaidon, Londres, 1972

https://jorgeantropologo.files.wordpress.com/2007/09/a-dissertacao-de-mestrado-e-a-tese-de-doutoramento.pdf
https://www.vitae.ac.uk/doing-research/doing-a-doctorate/completing-your-doctorate/writing-and-submitting-your-doctoral-thesis

Método de ensino

As aulas abordarão temáticas teórico-práticas e desenvolverão os temas propostos no programa embora seja dada prioridade e preferência ao tratamento dos temas específicos de investigação dos alunos. Será organizado e proposto um plano de Visitas de Estudo adequado aos temas a tratar particularmente em cada Tese. Os alunos desenvolverão a prática regular de escrita de pequenos artigos sobre os temas das Teses e recensões escritas sobre bibliografia do programa ou específica de cada Tese. Desenvolver-se-ão as capacidades de comunicação oral sobre questões programáticas ou assuntos estudados em Tese. Será encorajada a redacção, apresentação, troca, leitura e discussão de partes das Teses em desenvolvimento estimulando, por um lado a proficiência escrita em Língua portuguesa e Língua Inglesa e, por outro, a segurança na argumentação do aluno.

Método de avaliação

Trabalho escrito: 50%

Trabalho oral: 50%

Conteúdo

1.O actual papel da investigação em História da Arte da Antiguidade Clássica e Tardia (HAACT)num ambiente artístico dominado pelas questões da arte contemporânea
2. Procedimentos de pesquisa em HAACT
3. Sentidos( iconografias) e desempenhos( expressões) da Arte da Antiguidade
4. Fontes para a HAACT
5.Temas da História da Arte da Antiguidade
6.Temáticas da Antiguidade na Arte Contemporânea
7.Mitos e silêncios da Arte da HAACT
8.Revivalismos na Arte da Antiguidade
9.A cópia na História da Arte da Antiguidade
10.Réplicas e falsos na Antiguidade e hoje
11.Os museus na Antiguidade e a Antiguidade nos Museus
12.O mercado de Arte da Antiguidade hoje
13.O ensino da História da Arte da Antiguidade (formal e mediação;)
14.Quando o passado e o presente coincidem: Restauro e conservação.
15.As Humanidades digitais e a História da Arte digital: a reconstituição virtual
16. A tradução e ilustração científica para a HAACT
17. Criatividade e ópticas metodológicas de actuação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: