Seminário de Especialidade em Pré-História
Objetivos
1. Aprofundar o estudo de aspectos, de carácter histórico-arqueológico, ocorridos desde os primeiros tempos da colonização humana do nosso território até ao surgimento das sociedades complexas e de carácter proto-estatal;
2. Proporcionar informação especializada sobre a evolução económica, social, tecnológica, ideológica e cognitiva das sociedades pré-históricas, nos diferentes quadros culturais e regionais, do actual território português;
3. Reconhecer a importância do ambiente natural e dos recursos, no desenvolvimento económico, social, tecnológico e ideológico;
4. Informar sobre as características e especificidades, das estruturas e dos espólios arqueológicos pré-históricos, tal como dos comportamentos que eles traduzem;
5. Fornecer conhecimentos, técnicos e teóricos para desenvolverem capacidade para desenvolverem autonomamente projectos próprios e novos modelos interpretativos do passado pré-histórico.
Caracterização geral
Código
732051010
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
GOMES, M. V., 1994, A Necrópole da Alfarrobeira (São Bartolomeu de Messines) e a Idade do Bronze no Concelho de Silves, Museu Municipal de Arqueologia de Silves, Silves.
Gonçalves, V. dos S. e Sousa, A. C. (eds.) (2010) - Transformação e Mudança no Centro e Sul de Portugal: o 4o e o 3o milénios a.n.e, Câmara Municipal de Cascais e Uniarq, Cascais.
JORGE, S. O., 1999, O Domesticar a Terra, Edições Gradiva, Porto.
LEWIS-WILLIAMS, D.; PEARCE, D. (2005) - Inside the Neolithic mind. Consciousness, cosmos and the realm of the gods. London: Thames & Hudson.
ROJO, M.; GARRIDO, R., GARCÍA, Í., coord. (2012) - El Neolítico en la Península Ibérica en su contexto europeo. Madrid: Cátedra.
SOARES, J., 2003, Os Hipogeus Pré-Históricos da Quinta do Anjo (Palmela) e as Economias do Simbólico, Museu de Arqueologia e Etnologia de Setúbal, Setúbal.
Método de ensino
Aulas de índole teórico-prática, acompanhadas por informação audiovisual, em sala de aulas e no Laboratório de Arqueologia. O diálogo, entre o professor e os alunos, deve ser promovido.
Aulas práticas, tendo em vista o estudo de informação empírica específica: - Exercício de comentário a documentos (materiais arqueológicos, textos, filmes, etc.
); - Apresentação e discussão de trabalhos dos alunos; - Desenvolvimento dos processos de análise em laboratório. Actividades orientadas pelo docente: - Visitas de estudo a museus, outras instituições e a escavações/sítios arqueológicos.
Método de avaliação
A avaliação será realizada através de trabalho escrito individual.
Conteúdo
Em cada ano será abordado um dos seguintes temas:
- O Homo erectus e o Homem de Neanderthal no actual território nacional.
- A criação e manipulação de símbolos no Paleolítico Superior ou em outras Idades.
- A vida e a morte no Mesolítico.
- Emergência e consolidação das sociedades produtoras.
- Megalitismo sociedades e símbolos.
- Sociedades calcolíticas Génese e fim de uma civilização.
- Idades do Bronze Recursos, estatutos sociais e ideologias.