Seminário de Investigação em História - 1. semestre

Objectivos

1. Adquirir capacidade para identificar, avaliar, analisar e integrar informação proveniente de fontes diversas de modo a ser capaz de lidar com problemas históricos relevantes e complexos
2. Conhecimento de recursos (incluindo os baseados nos TIC) disponíveis para um campo específico da história e para as áreas afins.
3. Capacidade para encontrar, recuperar, contextualizar e interpretar grandes quantidades de informação histórica.
4. Capacidade de compreensão da importância de aplicar e praticar práticas de investigação em equipa em história e em ciências sociais.




Caracterização geral

Código

73205111

Créditos

10

Professor responsável

Ana Isabel Buescu

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

A bibliografia recomendada adapta-se aos temas tratados e à investigação desenvolvida por cada estudante./ The recommended bibliography adapts to the topics addressed and the research developed by each student.

Método de ensino

Seminários teóricos.
Orientação tutorial
Seminário de investigação
Investigação supervisionada

Método de avaliação

Avaliação contínua do desempenho do aluno, incluindo a sua assiduidade e a sua participação nas actividades em regime presencial; Um trabalho escrito resultante da actividade do aluno que consiste num relatório pormenorizado das actividades de investigação desempenhadas e dos seus resultados.

Conteúdo

a)Seminários de formação avançada e de discussão sobre problemas e resultados da investigação, problemas e métodos de investigação, e/ou aprofundamentos teóricos nos domínios investigados na unidade de investigação adequada à sua área científica e temática de estudos, organizados como:
i. Seminários lectivos.
ii. Ciclos de conferências.
b) Desenvolvimento pelo aluno de actividades práticas de investigação no âmbito de um projecto em curso que tenha sido sujeito a avaliação externa, orientadas em regime tutorial pelo investigador responsável pelo projecto ou por outro investigador integrado na Unidade de Investigação e membro da equipa do projecto que o investigador responsável nomeie e que se adeqúe ao ramo e especialidade escolhida pelo estudante

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: