Seminário de Especialidade em Linguística Portuguesa

Objectivos

a) Atualização e aprofundamento de conhecimentos na área de especialização.
b) Domínio da literatura atualizada na área de especialização.
c) Desenvolvimento de sentido crítico e capacidade de avaliação de propostas de análise na área de especialização.
d) Desenvolvimento da capacidade de identificação e formulação de questões relevantes na área de especialização.
e) Desenvolvimento da capacidade de realização de um trabalho de investigação sobre um tópico específico da área de especialização.

Caracterização geral

Código

73213106

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bibliografia

Caetano, M. C. (2003). A formação de palavras em gramáticas históricas do português. Análise de algumas correlações sufixais. Universidade Nova de Lisboa [Disponível em https://run.unl.pt/handle/10362/15645].

Campos, H.C.C (1997). Tempo, Aspeto e Modalidade. Estudos de Linguística Portuguesa. Porto: Porto Editora.

Costa, J. (ed.) (2000). Portuguese Syntax. New Comparative Studies. Oxford: OUP.

Martins, A. M. & Carrilho, E. (eds.) (2016). Manual de Linguística Portuguesa. De Gruyter.

Mateus, M.H.M. & d’Andrade, E. (2000). The Phonology of Portuguese. Oxford: OUP.

Rio-Torto, G. et al. (2013). Gramática derivacional do português. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Wetzels, L., Menuzzi, S. & Costa, J. (eds.). (2016). The Handbook of Portuguese Linguistics. Oxford: Wiley-Blackwell.

Método de ensino

As aulas funcionarão em regime de seminário, alternando-se aulas expositivas com apresentações de trabalhos pelos alunos.
Os temas propostos para estudo e discussão são calendarizados no início de cada semestre e previamente preparados com base em leituras da bibliografia recomendada.
Em sessões tutoriais, os doutorandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias, bem como dos trabalhos a apresentar para avaliação.

Método de avaliação

Avaliação: participação ativa dos alunos em todas as aulas, de modo a contribuir de forma significativa para a discussão do tópico da sessão (40%), e um trabalho escrito final, conducente à publicação de um artigo científico (60%).

Conteúdo

1. Fonologia
1.1 Aspetos da Prosódia em variedades do Português: descrição dos constituintes prosódicos;
1.2 O acento em Português (PE e PB): análises e perspetivas;
2. Morfologia
2.1 Afixação: combinatórias e restrições afixais;
2.2 Produtividade Morfológica: variação diacrónica na produtividade dos sufixos derivacionais do português;
3. Sintaxe
3.1 Pronomes clíticos: propriedades morfofonológicas, distribucionais e interpretativas;
3.2 Estruturas infinitivas: orações completivas e distribuição do infinitivo flexionado;
4. Semântica
4.1 Determinação nominal, estratégias de quantificação e marcas de temporalidade e de aspetualidade – casos de estudo;
4.2 Modalidade e modalização(ões): os marcadores modais em PE.

N.B. De acordo com o perfil dos candidatos e com a investigação em curso, são atualizados os conteúdos específicos da unidade curricular.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: