Seminário de Especialidade em Linguística do Texto e do Discurso - 1. semestre

Objectivos

Pretende-se que, no final da unidade curricular, os alunos sejam capazes de:
a) caracterizar teórica e epistemologicamente a área de especialidade, no âmbito mais geral dos estudos linguísticos;
b) articular, de forma adequada, níveis de descrição textual e discursiva com o recurso a análise (micro)linguística;
c) desenvolver fundamentação e argumentação suscetíveis de contribuírem para o debate sobre a natureza psicossocial da língua;
d) equacionar contributos da Linguística do Texto e do Discurso para o desenvolvimento de outras áreas de conhecimento e de trabalho;
e) perspetivar investigação relevante a desenvolver, tendo em conta debates em aberto na área e trabalho em interface com outros domínios, numa ótica de resposta a solicitações de ordem social.

Caracterização geral

Código

73213107

Créditos

10

Professor responsável

Maria Antónia Coutinho

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Almela, R. (ed.). (2010). Más de ciencia del texto. Revista de Investigación Lingüística, 13. URL:
Angermuller, J.; Maingueneau, D.; Wodak, R. (eds) (2014). The Discourse Studies Reader. Main Currents in Theory and Analysis. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company
Bronckart, J.-P. (2012). A linguagem no centro dos sistemas que constituem o ser humano. Caderno de Letras, 2012, n° 18, p. 33-53.
Bulea, E., & Bronckart, J.-P. (2008). As potencialidades praxiológicas e epistêmicas dos (tipos de) discursos. Scripta , 22 (nº12), pp. 43-84. URL:
M. Monte, & Philippe, G. (2014). Genres et textes. Déterminations, évolutions et confrontations. Etudes offertes à Jean-Michel Adam. Lyon: Presses Universitaires de Lyon.
Riestra, D. (2010). Saussure, Voloshinov y Bajtin revisitados: Estudios históricos y epistemológicos. Buenos Aires: Miño y Dávila Editores

Método de ensino

A unidade curricular recorrerá a sessões expositivas, quando necessário, mas funcionará sobretudo em regime de seminário, privilegiando-se a apresentação e discussão de textos previamente selecionados ou de participação em eventos significativos (conferências ou workshops) e a discussão faseada de projetos de investigação a desenvolver na área.

Método de avaliação

A avaliação incluirá: participação ativa nas sessões (15%), recensão crítica de um artigo (25%) e redação de um projeto de investigação (60%).

Conteúdo

1. A Linguística do Texto e do Discurso como área de especialidade: pressupostos epistemológicos e enquadramentos teóricos.
2. Texto(s) e discurso(s) como objetos de estudo: perspetivas de descrição e modelos de análise.
3. O funcionamento da língua: adquiridos gramaticais e comportamentos textuais e discursivos.
4. Aspetos praxiológicos e epistémicos associados ao funcionamento dos textos e dos discursos.
5. A Linguística do Texto e do Discurso em diálogo com outros domínios (desenvolvimentos informáticos, edição e revisão de texto, perspetivas de transposição didática, teoria da atividade e análise do trabalho, entre outros).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: