Seminário de Especialidade em Globalização e Ambiente

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram competências e capacidades, com vista à preparação do Plano de Investigação de Tese de Doutoramento na área de especialização em Globalização e Ambiente através de (a) competências teóricas e metodológicas específicas, mediante um conhecimento aprofundado da bibliografia especializada, tanto nacional como internacional; (b) capacidade para formular um problema de investigação relevante no âmbito desta área de especialização disciplinar, e sustentá-lo através de uma argumentação e fundamentação sólidas; e (c) aptidões de comunicação e participação em debate científicos.

Caracterização geral

Código

73218106

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Baylis, John & Steve Smith (2001) The globalization of world politics: an introduction to international relations. Oxford: Oxford University Press.
Dauvergne, Peter (2012) Handbook of global environmental politics. Cheltenham, UK: Edward Elgar.
Farrell, Mary, Björn Hettne & Luk van Langenhove (2005) Global politics of regionalism: theory and practice. London: Pluto Press.
Global Strategic Trends - Out to 2040, Strategic Trends Programme, 4ª ed. Ministry of Defence, Swindon, 2011
Mythen, Gabe (2004) Ulrich Beck: a critical introduction to the risk society. London: Pluto Press.
Sciubba, Jennifer Dabbs (2011) The future faces of war: population and national security. Santa Barbara, Calif: Praeger.

Método de ensino

O Seminário privilegia a aplicação de metodologias complementares, designadamente (a) acompanhamento tutorial, individual e/ou de pequenos grupos, sendo estes últimos organizados consoante as afinidades temáticas ou problemáticas dos trabalhos em curso no âmbito do seminário; (b) sessões modulares com conferencistas convidados, destinadas a uma reflexão aprofundada sobre tópicos específicos; e (c) sessões plenárias destinadas à apresentação e discussão dos projetos de investigação individual.

Método de avaliação

A avaliação é realizada através da apresentação de um Relatório individual (80%); assiduidade e participação nas sessões (20%).

Conteúdo

No Seminário são abordadas e discutidas as principais questões do debate científico em Globalização e Ambiente com vista a (i) identificar e aprofundar a análise dos desafios, ameaças,
riscos e oportunidades que decorrem do processo de globalização e da atual percepção de risco; (ii) avaliar os grandes riscos atuais e os equilíbrios possíveis num mundo global; (iii) avaliar o impacto da ação política e das interações comunitárias, numa atitude prospectiva, com vista à concretização dos objectivos de desenvolvimento sustentado; (iv) identificar a relação entre poder, segurança e identidade; (v) investigar as relações e influências recíprocas entre Estado e poderes locais, políticas de descentralização e de desconcentração; (vI) aprofundar as novas noções de segurança (segurança humana, energética, sanitária); e (vii) desenvolver os conceitos de Educação Ambiental, educação para a vida, longlife learning; e formação para a cidadania.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: