Seminário de Especialidade em Estudos de Segurança e Estratégia - 2. semestre

Objectivos

Este seminário tutorial visa (a) consolidar as capacidades de investigação dos Doutorandos na área específica de Estudos de Segurança e Estratégia, seguindo critérios de ética e de elevado rigor científico e (b) elaboração de um projeto de tese de doutoramento na área de Estudos de Segurança e Estratégia que contribua para o avanço do conhecimento sobre os problemas específicos desta área científica, através da utilização de ferramentas teóricas e metodológicas que permitam alcançar elevados níveis de qualidade.

Caracterização geral

Código

73218107

Créditos

10

Professor responsável

António Horta Fernandes

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicavel.

Bibliografia

Buzan, B., O. Wæver & J. Wilde (1998). Security: A new framework for analysis. Boulder, Colo: Lynne Rienner Pub.
Collins, A. (2007). Contemporary security studies. Oxford: Oxford University Press.
David, C. P. (2006) La guerre et la paix: Approches contemporaines de la sécurité et de la stratégie. 2ª ed. Paris: Sciences po.
Dunn, C. M., & V. Mauer (2010). The Routledge handbook of security studies. 2ª Ed. Milton Park, Abingdon, Oxon: Routledge.
Williams, P. (2008). Security studies: An introduction. London: Routledge.

Método de ensino

A par de algumas sessões para discussão de temas genéricos, os Doutorandos têm uma orientação tutorial individual, beneficiando assim de um acompanhamento direto do seu trabalho em encontros regulares com o docente.

Método de avaliação

A avaliação será consubstanciada na elaboração de um trabalho de investigação que estabeleça as linhas orientadoras do projecto de tese.

Conteúdo

Dada a orientação tutorial prevalecente no Seminário, os conteúdos programáticos são flexíveis, sendo ajustados aos propósitos específicos de investigação dos estudantes. Porém, são abordados e discutidos três grandes blocos temáticos, enquadradores da área científica: (i) O ‘estado da arte’ em Estudos de Segurança e Estratégia - problemas fundamentais, tradições analíticas e debates teóricos; (b) rumos e perspectivas de investigação em Estudos de Segurança e Estratégia; e (iii) balanço crítico das investigações empíricas mais relevantes.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: