Doutoramento em Geografia e Planeamento Territorial

Objetivos educativos

A realização do Doutoramento em Geografia e Planeamento Territorial implica a aquisição dos seguintes objetivos e competências:

1) Dominar os fundamentos teóricos e metodológicos em Geografia e Planeamento Territorial;
2) Articular a teoria dos sistemas espaciais complexos com a resolução de problemas nos domínios do Ambiente, Desenvolvimento e Planeamento Territorial;
3) Desenvolver pensamento crítico, trabalhos de investigação e aplicações originais nas respetivas áreas de especialidade;
4) Ser capaz de formar investigadores, dirigir equipas e gerir programas de investigação nas áreas de especialidade;
5) Desenvolver modelos de análise espacial e de simulação em Geografia e Planeamento Territorial, com recurso a Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica;
6) Conceber estudos e projetos nas áreas de especialidade do curso, numa perspetiva integrada de Gestão do Território.
7) Propor sistemas de avaliação da qualidade científica e técnica de estudos e projetos nas áreas de especialidade;
8) Comunicar o conhecimento e o saber-fazer nos domínios da Geografia e do Planeamento do Território a públicos diferenciados.

Caracterização geral

Código DGES

1030

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Doutor

Acesso a outros cursos

O doutoramento é uma qualificação final.

Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 200 e 420, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Coordenador

Ana Maria Firmino

Data de abertura

Setembro de 2019

Número máximo de admissões

20

Propinas

Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt

Horários

(a disponibilizar em http://fcsh.unl.pt/escola-doutoral/doutoramentos)

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 8 semestres. Créditos totais: 240 créditos (60 em unidades curriculares + 180 na componente não letiva). Modalidades de componente não letiva: Tese. Número de créditos em regime de opção livre: 10 créditos. O seminário de opção livre poderá ser escolhido de entre as unidades curriculares de formação pós-graduada oferecidas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA), por outras unidades orgânicas da Universidade Nova de Lisboa, ou por outras instituições do Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante acordo ou protocolo.
O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Condições de acesso

Para ingressar num ciclo de estudos de doutoramento (CED), o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e respeitar, pelo menos, uma das condições expressas nas alíneas seguintes: a) Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal; b) Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH/NOVA como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH/NOVA como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Regras de avaliação

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra a realização de um curso de doutoramento constituído por unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As unidades curriculares de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do curso de doutoramento é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso de doutoramento é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções.