Seminário de Ciência da Sustentabilidade e Alterações Climáticas

Objectivos

Este Seminário pretende principalmente mostrar aos alunos como investigar um assunto em profundidade, como debatê-lo para além das opiniões vulgares e dominantes; e providenciar inspiração para temas e execução de um Doutoramento.
Os alunos devem desenvolver as suas capacidades de análise crítica das opiniões, teorias e práticas existentes nas áreas de Desenvolvimento Sustentável, com realce no relacionado com Alterações Climáticas; de auto-análise das suas próprias opiniões, posições e preconceitos; de aplicação das metodologias de trabalho científicas, de rigor e suporte objectivo; e de concepção, preparação, suporte e comunicação oral e escrita de argumentos.
Em resumo esta Unidade pretende melhorar a preparação dos alunos a nível científico e metodológico para um bem sucedido processo de concepção, desenvolvimento e apresentação de uma Tese de Doutoramento (nas áreas indicadas).

Caracterização geral

Código

73224104

Créditos

5

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Pelo próprio conceito desta Unidade, os alunos devem explorar eles próprios bibliografia para suportar os seus argumentos para os debates e para o Ensaio. Os professores e oradores referem nas suas apresentações a bibliografia relevante, que é muito variável como o tema e serve antes de mais para demonstrar como referir e usar dados, relatórios, artigos, etc. e não como objectos de estudo em si mesmos.
According to the very concept of this Unit, the students are to themselves explore the bibliography needed to support their arguments at the debates and for the essay. The professors and speaker surely present bibliography (hugely variable according to the theme debated) but this serves more as examples of how to search and quote relevant scientific works, reports, data, etc. than as study material.

Método de ensino

As sessões incluem palestras que encorajam o debate entre oradores e estudantes. A configuração básica destas sessões é: (i) palestra inicial, pelo professor, um orador convidado, ou dois grupos de estudantes, sobre um tópico polémico. Para debates mais vívidos, as posições são contrastantes, complementares pu mesmo opostas. Os alunos comentam tentando identificar falhas e trazer novos argumentos. As sessões também demonstram como peritos séniores estudam e tratam os problemas.

Método de avaliação

Avaliação:
(i) Debate com outro grupo de alunos com posição contrastante sobre um mesmo assunto (peso 40%; critérios conhecidos pelos alunos)
(ii) Ensaio escrito de 6 -10 000 caracteres sobre um dos tópicos debatidos (peso 40%; critérios conhecidos pelos alunos)
(iii) Auto-avaliação, uma página escrita sobre o desempenho próprio a nível académico, profissional e pessoal relativamente às questões de AC (peso 20%).

Conteúdo

Responsabilidade histórica e direito ao Desenvolvimento
Uso sustentável de recursos naturais – os argumentos do Limites ao Crescimento
Sustentabilidade integral, uma perspectiva desde a Teoria dos Sistemas
Na luta contra as Alterações Climáticas (AC), prioridade à Adaptação ou Mitigação?
Relações entre Ciência da Sustentabilidade e AC
Metodologias para abordagem a problemas de Desenvolvimento Sustentável (DS) e AC
A maior capacidade e responsabilidade de agir reside em em entidades públicas ou privadas?
Quais deverão ser o papel e metodologias da investigação em DS e AC?
Modelos urbanos vs. desafios climáticos
As energias renováveis são assim tão “verdes” e a solução final para o abastecimento energético?
Muitos problemas no Mundo, recursos humanos e financeiros limitados: as AC são uma prioridade?
N.B. este elenco de temas é actualizado todos os anos de acordo com a evolução do pensamento e temas mais actuais em DS e AC